Porto Vila – A China e Vanuatu chegaram a um consenso de cinco pontos sobre o reforço dos laços bilaterais e da cooperação em assuntos internacionais e regionais na quarta-feira, depois que o primeiro-ministro vanuatense, Bob Loughman, e seus principais membros do gabinete se reuniram com o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi.
Wang disse que sua reunião com o lado vanuatense destacou a grande importância que os países insulares do Pacífico atribuem às relações com a China e o alto nível de cooperação entre eles.
A China e Vanuatu confiaram e apoiaram-se mutuamente por 40 anos desde que estabeleceram relações diplomáticas, e tornaram-se um modelo para os países em desenvolvimento por seu respeito mútuo, unidade e consulta, afirmou.
Ele observou que a China está disposta a trabalhar com Vanuatu para resumir sua experiência bem-sucedida e planejar suas relações pelos próximos 40 anos, de modo a injetar constantemente novo impulso para uma comunidade China-Vanuatu com um futuro compartilhado.
Loughman disse que a visita de Wang a Vanuatu, que ele chamou de histórica, sinalizou o compromisso da China em avançar nas relações China-Vanuatu.
Vanuatu e a China confiaram e se apoiaram mutuamente nos últimos 40 anos desde que estabeleceram laços diplomáticos, afirmou.
Ele agradeceu à China por sua assistência enorme e persistente a Vanuatu na garantia de estabilidade e no desenvolvimento sustentável, o que mostrou que a China é uma amiga verdadeira de Vanuatu.
Loughman prometeu manter o princípio de Uma Só China como base política, tomar a construção conjunta do Cinturão e Rota como uma orientação para sua cooperação, e elevar sua parceria estratégica abrangente a um novo nível.
Os dois lados tiveram intercâmbios profundos sobre o avanço dos laços bilaterais e o aumento da cooperação nos assuntos internacionais e regionais, e chegaram a um amplo consenso.
Primeiro, os dois países concordaram em reforçar da confiança política mútua, avançar a tradição do respeito mútuo e tratamento igual um do outro, e continuar apoiando firmemente um ao outro na salvaguarda de seus principais interesses e dignidade nacional.
Segundo, os dois lados concordaram em manter a cooperação vantajosa para ambas as partes com benefício mútuo. Eles sinergizarão suas estratégias de desenvolvimento, explorarão a cooperação potencial, levarão adiante conjuntamente a construção de alta qualidade do Cinturão e Rota, farão pleno uso das oportunidades de desenvolvimento trazidas pela China, e expandirão a exportação das mercadorias de alta qualidade de Vanuatu para a China.
Eles desenvolverão uma parceria da economia azul, explorarão ainda mais os destaques da cooperação, incluindo novas energias e a economia digital, ao mesmo tempo em que promoverão a cooperação em campos tradicionais, como a infraestrutura. A China ajudará Vanuatu a aumentar sua capacidade de auto-desenvolvimento e elevar sua competitividade internacional.
Terceiro, eles chegaram a um acordo sobre a promoção da amizade entre os dois povos. Ambos os lados impulsionarão os intercâmbios entre as pessoas e consolidarão a fundação social e pública das relações bilaterais.
Wang disse que a China aprecia Vanuatu pela inclusão do ensino da língua chinesa em seu sistema nacional da educação e está pronta para continuar apoiando o ensino da língua chinesa em Vanuatu por mandar professores chineses e conduzir trocas linguísticas e culturais bidirecionais, de modo a criar mais mensageiros de amizade entre os dois países.
A China continuará ajudando Vanuatu na luta contra a pandemia da COVID-19 e enviará mais equipes médicas para ajudar o país insular a proteger a saúde de seu povo.
Quatro, os dois países concordaram com o aprofundamento da coordenação estratégica. Os dois lados se comprometeram com a salvaguarda do multilateralismo verdadeiro, o forjamento de unidade na luta contra a pandemia e o impulsionamento da construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
Loughman elogiou a Iniciativa de Desenvolvimento Global proposta pela China e está pronto para fazer parte dela.
Wang saudou o apoio de Vanuatu à Iniciativa de Segurança Global da China, sua prática da visão da China sobre a segurança comum, abrangente, cooperativa e sustentável, assim como sua contribuição para a paz mundial.
Cinco, ambas as partes concordaram em impulsionar a cooperação regional, pedindo o aproveitamento das cooperações bilaterais e do mecanismo da reunião de ministros das Relações Exteriores China-Países Insulares do Pacífico como dois motores de esforços coordenados para acelerar o desenvolvimento comum.
Wang introduziu o documento de posição sobre respeito mútuo e desenvolvimento comum com os países insulares do Pacífico divulgado na segunda-feira, dizendo que o documento mostrou a vontade da China de aprofundar a confiança política mútua, expandir a cooperação mutuamente benéfica e salvaguardar os interesses comuns com os países insulares, fornecendo tanto o planejamento geral quanto medidas específicas para a próxima fase de cooperação.
A cooperação da China com os países insulares do Pacífico é franca, aberta e transparente, observou Wang, acrescentando que a China permanecerá em unidade e continuará a ajuda mútua com os países insulares para avançar em conjunto.
Loughman disse que seu país fala bem do importante papel do mecanismo da reunião de ministros das Relações Exteriores China-Países Insulares do Pacífico, sente-se encorajado pela visão e propostas no documento de posição da China, e aprecia a promessa da China de continuar construindo seis novas plataformas de cooperação.
Loughman acredita que a cooperação com a China certamente ajudará os países insulares do Pacífico a aproveitar melhor as oportunidades de desenvolvimento e melhorar ainda mais a cooperação entre os países insulares do Pacífico e a China.
Após a reunião, os dois lados testemunharam a assinatura de uma série de documentos de cooperação, incluindo economia, tecnologia, saúde e economia azul.
Wang está em uma estadia em Vanuatu como parte de sua visita aos países insulares do Pacífico, que também o levará a Papua-Nova Guiné e Timor-Leste. Antes de chegar a Porto Vila, ele visitou as Ilhas Salomão, Kiribati, Samoa, Fiji e Tonga.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)