Guangzhou – A China é sempre a principal prioridade na política externa do Vietnã, disse o secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã e presidente vietnamita, To Lam, no domingo.
A convite do secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e do presidente chinês, Xi Jinping, To Lam está realizando uma visita de Estado à China entre 18 e 20 de agosto. Ele chegou a Guangzhou, no sul da China, na manhã de domingo, tornando a China o primeiro país que visitou desde que assumiu o cargo de secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã no início deste mês.
Observando que a história revolucionária do Vietnã está intimamente ligada à história da China, To Lam disse que as gerações mais velhas de líderes dos dois partidos e países criaram amizades profundas, e o povo vietnamita nunca esquecerá a assistência da China na libertação nacional, independência e construção socialista do Vietnã.
Ele disse que seu partido e seu país sempre consideraram o desenvolvimento das relações com a China como a principal prioridade de sua política externa e se esforçarão para manter a tradição de amizade bilateral criada pelas gerações mais velhas de líderes dos dois partidos e países.
To Lam e sua delegação partiram para Beijing após o término de sua visita a Guangzhou na tarde de domingo.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)