Dacar — O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China Wang Yi e a ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, prometeram no domingo fortalecer a cooperação de benefício mútuo entre os dois países durante uma reunião na capital do Senegal.
A reunião foi realizada antes da Oitava Conferência Ministerial do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC, em inglês), marcada para 29 e 30 de novembro.
Moçambique é um parceiro importante da China na África. Nos últimos anos, a confiança política mútua entre os dois países continuou a se aprofundar, e a cooperação bilateral em vários campos tem alcançado resultados frutíferos. Os povos chinês e moçambicano cuidaram um do outro e deram as mãos para lutar contra a COVID-19, aumentando ainda mais a amizade tradicional entre os dois lados, disse Wang.
A China atribui grande importância ao desenvolvimento das relações China-Moçambique, e está pronta, sob a orientação do importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado e tendo a reunião como uma oportunidade, para promover a parceria cooperativa estratégica abrangente entre os dois países para alcançar um maior desenvolvimento, disse o chefe da diplomacia chinesa.
Ele também disse que, graças aos esforços conjuntos dos dois lados, a cooperação econômica e comercial bilateral continuou a crescer apesar do impacto da pandemia.
Wang ressaltou que a China está pronta para fortalecer a cooperação mutuamente benéfica com Moçambique em áreas como infraestrutura, agricultura e energia sob os quadros da construção conjunta do Cinturão e Rota, do FOCAC e do Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa para ajudar Moçambique a alcançar um desenvolvimento mais rápido.
Macamo parabenizou calorosamente o Partido Comunista da China pelo centenário de sua fundação, observando que seu país está pronto para fortalecer os laços entre partidos e os intercâmbios sobre governança de Estado com a China.
Ela disse que Moçambique e China desfrutam de uma profunda amizade tradicional, e os dois países sempre se uniram firmemente, acrescentando que o povo moçambicano está profundamente grato à China por ajudar Moçambique a alcançar a independência, e que o apoio da China deixou Moçambique altamente confiante em seu futuro desenvolvimento.
A ministra ressaltou que Moçambique adere firmemente à política de Uma Só China e apoia resolutamente a China para salvaguardar seus principais interesses. Ela observou que Moçambique está pronto para fortalecer a confiança mútua estratégica, aprofundar a cooperação mutuamente benéfica e manter a solidariedade e a coordenação sobre os assuntos internacionais com a China.
Os dois lados também expressaram a vontade de trabalhar conjuntamente para um sucesso completo da Oitava Conferência Ministerial do FOCAC, de modo a injetar um novo impulso na cooperação China-África.
(250218) -- NAGQU, Feb. 18, 2025 (Xinhua) -- A server makes milk tea at a Tibetan-style teahouse in Seni District of Nagqu, southwest China's Xizang Autonomous Region, Feb. 13, 2025. Covering an area of around 1,200 square meters, the Tibetan-style teahouse presents customers with both Tibetan delicacies and immersive experiences of folklore culture. Themed over 3,000 pieces of traditional Tibetan folk artifacts, the teahouse offers a lens through which people can learn about the northern Xizang nomadic culture. (Xinhua/Jigme Dorje)
(250722) -- GUIYANG, July 22, 2025 (Xinhua) -- Electric vehicles are charged at the Quanhu Park station equipped with ultra-fast liquid-cooled chargers in Guiyang, southwest China's Guizhou Province, June 13, 2025. TO GO WITH "Across China: Ultra-fast charging powers EV use in mountainous regions" (Xinhua)