Beijing, 7 abr (China) — O mais alto legislador da China, Li Zhanshu, realizou conversas com o presidente da Câmara dos Representantes do Marrocos, Habib El Malki, via link de vídeo na quarta-feira. Ambos os lados concordaram em promover os intercâmbios e a cooperação entre seus órgãos legislativos.
Observando que as relações China-Marrocos têm uma longa história, Li disse que ambos os lados devem continuar a manter a dinâmica dos intercâmbios de alto nível, aprofundar a amizade tradicional, acelerar a expansão e o aprofundamento da cooperação pragmática, expandir os intercâmbios interpessoais, fortalecer a comunicação e coordenação em assuntos internacionais, apoiar firmemente o multilateralismo, e defender solidamente o sistema internacional com as Nações Unidas no núcleo e a ordem internacional com base em direito internacional.
“A China está disposta a trabalhar com os países africanos e árabes, incluindo o Marrocos, para apoiar um ao outro em assuntos que envolvem os interesses essenciais e principais preocupações do outro lado, coconstruir a Iniciativa do Cinturão e Rota, fortalecer a cooperação na luta contra a epidemia e outros aspectos e tomar ações concretas para construir juntos a comunidade China-África e Sino-Árabe com um futuro compartilhado em uma nova era,” disse Li.
Enfatizando que a Assembleia Popular Nacional da Chia há muito tempo mantém intercâmbios amistosos com o Parlamento marroquino, Li disse que a China está disposta a continuar a fortalecer os intercâmbios e a cooperação entre os órgãos legislativos dos dois países e promover a implementação do importante consenso e acordos de cooperação bilateral atingidos pelos líderes dos dois países.
Malki parabenizou o Partido Comunista da China pelo 100º aniversário de sua fundação, acrescentando que a parceria estratégica entre Marrocos e China continuou a se aprofundar e que a cooperação bilateral se tornou um novo modelo da Cooperação Sul-Sul.
Dizendo que o Marrocos adere firmemente à política de Uma Só China, Malki indicou que a unidade dos povos dos dois países para combater a epidemia mais uma vez demonstrou suas relações de alto nível.
“O Marrocos está disposto a aumentar ainda mais a cooperação prática com a China em diversas áreas como desenvolvimento econômico, construção da Iniciativa do Cinturão e Rota, e cooperação antiepidêmica”, disse Malki, acrescentando que o Parlamento marroquino desempenhará ativamente seu papel e contribuirá para a promoção do desenvolvimento das relações Marrocos-China.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)