Beijing – A China e a Hungria prometeram na segunda-feira continuar fortalecendo a cooperação bilateral em diversas áreas para construir uma parceria estratégica abrangente mais forte.
O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e o ministro dos Assuntos Exteriores e Comércio da Hungria, Peter Szijjarto, fizeram as declarações em uma conversa telefônica.
Wang transmitiu as felicitações dos líderes chineses pela nova vitória do partido Fidesz nas eleições parlamentares sob a liderança do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban.
O resultado das eleições mostra que a política independente seguida pela parte húngara corresponde às condições nacionais do país e aos interesses comuns de seu povo, e que é apoiada firme e amplamente pelos cidadãos, disse Wang, desejando que a parte húngara obtenha um maior progresso sob a liderança do primeiro-ministro Orban.
Wang disse que, como o mundo se encontra em um novo período de turbulências e mudanças, é particularmente valioso e importante não só para a Hungria, mas também para outros países da Europa e para o resto do mundo, permanecer independentes.
Ao sublinhar a parceria estratégica abrangente entre a China e a Hungria, Wang disse que ambas as partes devem aprofundar a cooperação, consolidar o fundamento político, fortalecer sua capacidade para resistir conjuntamente aos riscos e desafios e proteger mutuamente a soberania, a segurança e os interesses de desenvolvimento.
Assinalando que uma Hungria resiliente é firme na superação das dificuldades, Wang indicou que a China continuará apoiando incondicionalmente a Hungria na preservação de sua escolha independente do caminho de desenvolvimento.
Por sua parte, Szijjarto transmitiu a apreciação do primeiro-ministro Orban para os líderes chineses.
Szijjarto assinalou que está contente em ter a primeira conversa telefônica depois da eleição com o ministro das Relações Exteriores chinês, o que demonstra a confiança mútua e a amizade entre a Hungria e a China e o alto nível de suas relações.
A vitória do partido Fidesz indica a confiança do povo húngaro nas políticas interior e exterior do partido, mencionou.
A Hungria continuará protegendo firmemente seus interesses legítimos, e está disposta a aprofundar a cooperação com a China em diversas áreas e promover sua parceria estratégica abrangente a níveis mais altos, disse Szijjarto.
As duas partes também trocaram opiniões sobre as relações entre a China e a União Europeia (UE).
Wang assinalou que a parte chinesa seguirá as importantes opiniões elaboradas pelo presidente Xi Jinping durante a reunião com líderes da UE através de videoconferência, trabalhará com a UE para enfrentar os desafios globais e implementará os consensos atingidos pelos líderes da China e da UE para promover o desenvolvimento saudável e estável das relações China-UE.
Szijjarto indicou que a Hungria apoia com firmeza a amizade entre a UE e a China e continuará desempenhando um papel construtivo no desenvolvimento das relações UE-China com respeito e uma atitude realista.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)