Genebra – A China doará, no primeiro lote, 3 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19 ao Afeganistão, acompanhado de mais suprimentos emergenciais, anunciou Chen Xu, chefe da Missão Chinesa para a ONU em Genebra, nesta segunda-feira.
De acordo com Chen, a China decidiu fornecer urgentemente alimentos, materiais para o inverno, vacinas contra COVID-19 e medicamentos no valor de 200 milhões de yuans para o Afeganistão.
A China sempre respeitou a soberania, independência e integridade territorial do Afeganistão como seu vizinho próximo, aderiu à não interferência em seus assuntos internos e adotou uma política amigável para com todo o povo afegão, disse Chen.
“A China continuará a respeitar o desejo e as necessidades do povo afegão e fará o seu melhor para apoiar o país em sua reconstrução pacífica e desenvolvimento econômico”, disse o enviado chinês à Reunião Ministerial de Alto Nível sobre a Situação Humanitária no Afeganistão.
Chen também disse que a China apoia a ONU a desempenhar um papel maior no alívio da crise humanitária no Afeganistão e a ajudar o país a alcançar uma transição sem obstáculos e a embarcar no caminho do desenvolvimento pacífico muito em breve.
“A China saúda o apelo urgente da ONU para assistência humanitária ao Afeganistão, e apoia a ONU no sentido de fortalecer a cooperação com outros mecanismos multilaterais relacionados com a questão do Afeganistão e formar uma sinergia, complementando-se mutuamente”, observou.
Ele disse à reunião que, nas circunstâncias atuais, a comunidade internacional necessita intensificar a assistência ao Afeganistão.
Os Estados Unidos e seus aliados têm mais obrigações de fornecer assistência econômica, de subsistência e humanitária ao povo afegão, afirmou.
“A situação evolutiva do Afeganistão mostra mais uma vez que, somente respeitando a soberania, independência e integridade territorial do país, respeitando a vontade do povo afegão e aderindo ao princípio “dirigido pelo Afeganistão e de propriedade afegã”, a comunidade internacional pode realmente desempenhar um papel construtivo na reconstrução pacífica do Afeganistão”, disse.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)