China divulga medidas para criar sistemas básicos de dados

Resposta epidêmica otimizada ajudará China em recuperação econômica de “curva J”
Campo petrolífero de Tarim fornece mais de 50 bilhões de metros cúbicos de gás a sul de Xinjiang

China divulga medidas para criar sistemas básicos de dados

Uma mulher assiste a animação sobre big data no centro de exposições da zona-piloto abrangente nacional de big data, na Província de Guizhou, sudoeste da China, em 26 de maio de 2022. (Xinhua/Ou Dongqu)

Beijing – Um documento oficial foi divulgado nesta segunda-feira detalhando as medidas específicas da China para a construção de sistemas básicos de dados, com o fim de melhorar o aproveitamento dos recursos de dados.

   Conforme o documento divulgado conjuntamente pelo Comitê Central do Partido Comunista da China e pelo Conselho de Estado, os sistemas de dados do país envolverão o estabelecimento de um sistema de propriedade, um sistema de circulação e comércio, um sistema de distribuição de renda e um sistema de governança para lidar com os novos desafios que surgem com dados como um novo tipo de fator de produção.

   Um funcionário da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma disse que o documento envolvendo 20 medidas-chave marca “um avanço histórico, abrangente e estratégico” para continuar aprofundando a reforma e a abertura da China na nova era.

   Ele ajudará a desempenhar plenamente o papel de recursos de dados, capacitar a economia real, promover o desenvolvimento de alta qualidade e ajudar a fortalecer, melhorar e expandir a economia digital. Também responderá à revolução tecnológica e à transformação industrial e construirá novas vantagens para o país na competição internacional, indicou o funcionário.

   Além disso, a medida promoverá o compartilhamento dos dividendos de desenvolvimento da economia digital por todos, promoverá a prosperidade mútua e, ao mesmo tempo, melhorará a eficiência da governança dos recursos de dados e modernizará o sistema e a capacidade de governança nacional.

   A Província de Zhejiang, no leste da China, e outras regiões, assim como indústrias e empresas, será encorajada a desempenhar o papel pioneiro quando as condições o permitirem.

   A melhoria institucional acontecerá gradualmente, enquanto padrões chave de conexão nas principais áreas, tais como a definição de direitos de propriedade de dados, circulação de dados e comércio, serão colocados em prática.

   Também serão feitos esforços experimentais para promover a circulação e o uso eficiente de dados públicos, dados empresariais e dados pessoais conforme regulamentos, para impulsionar o desenvolvimento da economia real.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *