Beijing, 15 mar (China) — China está disposta a consolidar a amizade tradicional e aprofundar a confiança política mútua com o Iraque, disse na sexta-feira o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi.
Em uma conversa telefônica com o ministro das Relações Exteriores iraquiano, Fuad Hussein, Wang expressou que desde o surto da pandemia da COVID-19, a China foi a primeira em enviar uma equipe de especialistas anti-epidêmicos ao Iraque, proporcionou a esse país múltiplos lotes de suprimentos anti-epidêmicos e ajudou o país na construção de um laboratório de teste de ácido nucleico.
Ao assinalar que recentemente um novo lote de vacinas contra a COVID-19 foi enviado ao Iraque como ajuda de emergência, Wang disse que a China está disposta a continuar oferecendo apoio para ajudar os irmãos iraquianos a superar as dificuldades o mais cedo possível e obter a vitória na luta contra o coronavírus.
Wang agradeceu a parte iraquiana por compreender e apoiar a posição da China nos assuntos internos do país relacionados a Xinjiang e Hong Kong, acrescentando que apoiar a China significa defender a não ingerência nos assuntos internos de outros países, que é um dos propósitos e princípios da Carta da ONU, e apoiar os interesses comuns dos países em desenvolvimento.
A China está disposta a fortalecer a coordenação e cooperação com o Iraque para promover verdadeiramente o desenvolvimento saudável da causa internacional de direitos humanos, sublinhou Wang.
Durante a situação de segurança mais severa no Iraque ou depois do surto da epidemia o ano passado, as empresas chinesas sempre ficaram no Iraque, oferecendo a garantia necessária para a economia nacional, o sustento da população e o funcionamento econômico do Iraque, disse Wang.
Ele acrescentou que isto demonstra plenamente o firme apoio da China ao Iraque e a grande importância que o país dá às relações bilaterais.
Na etapa seguinte, as duas partes devem concentrar-se na era pós-epidêmica e continuar analisando e promovendo a cooperação em diversos campos, disse Wang, acrescentando que seu país continuará incentivando e apoiando mais empresas chinesas a tomar uma parte ativa na reconstrução do Iraque e melhorar a cooperação bilateral em áreas tais como eletricidade, transporte, comunicações e administração municipal.
Como um importante país no Oriente Médio, o Iraque desempenha um papel importante na salvaguarda da paz, estabilidade e desenvolvimento da região, opinou Wang.
O chanceler chinês também mencionou que a parte chinesa aprecia as boas relações do Iraque com seus países vizinhos e dá as boas-vindas à contribuição do Iraque à estabilidade e desenvolvimento da região.
A China apoia o Iraque na eliminação completa das forças terroristas extremistas como o Estado Islâmico, observou Wang.
Por sua parte, Hussein expressou sua gratidão ao apoio e ajuda da China na conjuntura crítica da luta do Iraque contra a COVID-19, que refletiu a profunda amizade do povo chinês para o Iraque.
O Iraque dá grande importância ao desenvolvimento das relações com a China, disse Hussein, manifestando sua esperança de superar o impacto da pandemia e fortalecer a cooperação bilateral nos campos da economia, comércio e petróleo.
O Iraque lutará firmemente contra as forças terroristas como o Estado Islâmico e manterá boas relações com os países vizinhos para proteger a segurança e a estabilidade regionais, concluiu.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)