Beijing – As rotas leste e central do Projeto de Desvio de Água Sul-Norte da China transferiram 65,4 bilhões de metros cúbicos de água até agora, mostraram dados oficiais nesta terça-feira.
Centenas de cidades no norte, incluindo metrópoles como Beijing e Tianjin e outras menores, confiaram no projeto como uma grande fonte de água, disse Jiang Xuguang, presidente da China South-to-North Water Diversion Corporation Limited.
As duas rotas beneficiaram mais de 176 milhões de pessoas e abasteceram 10 bilhões de metros cúbicos de água para fins ecológicos. Jiang apontou que o desvio reverteu a queda de décadas nos níveis de água subterrânea no norte e reviveu muitos rios e lagos.
A rota central começa no Reservatório de Danjiangkou, na Província de Hubei, no centro da China, e atravessa Henan e Hebei antes de chegar a Beijing e Tianjin. Começou a fornecer água em dezembro de 2014. A rota leste começou a operar em novembro de 2013, transferindo água da Província de Jiangsu, no leste da China, para Tianjin e Shandong.
O país está intensificando os esforços no planejamento e nos primeiros preparativos da rota oeste e novas construções das rotas leste e central, de acordo com Jiang.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)