Beijing – A China dá as boas-vindas ao Vietnã como país parceiro do BRICS, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China na segunda-feira.
O porta-voz Guo Jiakun fez as observações em uma coletiva de imprensa regular quando solicitado a comentar a notícia de que o país presidente do BRICS, Brasil, anunciou a admissão formal do Vietnã como país parceiro do grupo na sexta-feira.
A China dá as boas-vindas ao Vietnã para se juntar ao BRICS como país parceiro, disse Guo, observando que a participação do Vietnã na cooperação do BRICS não apenas beneficiará seu próprio desenvolvimento, mas também se alinhará com os interesses comuns do BRICS e do Sul Global.
“Acreditamos que o Vietnã fará contribuições positivas para o mecanismo do BRICS”, acrescentou o porta-voz.
Um novo parceiro para a família BRICS marca uma maior expansão da representatividade do mecanismo e destaca seu apelo e influência, disse Guo, observando que a China está pronta para trabalhar com outros países membros e parceiros para construir uma parceria mais abrangente, próxima, prática e inclusiva, promover o desenvolvimento de alta qualidade da cooperação “BRICS Plus” e fazer maiores contribuições para defender o multilateralismo e a justiça e promover o desenvolvimento compartilhado.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)