Jiuquan — A seleção do quarto grupo de taikonautas, a nova geração de astronautas da China, está em andamento conforme planejado e será concluída no final deste ano, anunciou nesta segunda-feira a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, na sigla em inglês) em uma entrevista coletiva.
O processo de seleção foi lançado em 2022 e resultará em 12 a 14 taikonautas de reserva, cada um com diferentes especialidades, como piloto de espaçonaves, engenheiros de voo e especialistas em carga útil, disse Lin Xiqiang, porta-voz da CMSA.
“Pela primeira vez, o posto de especialistas em carga útil está aberto a pessoas de Hong Kong e Macau”, observou Lin.
Em março de 2023, a primeira fase do processo de seleção foi concluída e mais de 100 candidatos entraram na segunda rodada, incluindo mais de 10 de Hong Kong e Macau.
Segundo Lin, os candidatos a piloto espacial são selecionados de pilotos militares ativos, enquanto os engenheiros de voo e os especialistas em carga útil vêm do setores industriais, bem como de faculdades e universidades.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)