(250710) -- BEIJING, July 10, 2025 (Xinhua) -- Astronauts Cai Xuzhe (C), Song Lingdong (R) and Wang Haoze from China's Shenzhou-19 crewed mission salute during a press conference in Beijing, capital of China, July 9, 2025. The three astronauts met the press on Wednesday, their first public appearance after returning to Earth in April. (Xinhua/Li Yanchen)
Beijing – Três astronautas que participaram da missão tripulada da Shenzhou-19 foram premiados nesta quarta-feira com medalhas por seus serviços aos esforços espaciais da China.
Cai Xuzhe foi homenageado com uma medalha de realização aeroespacial de segunda classe. Song Lingdong e Wang Haoze receberam medalhas de conquistas aeroespaciais de terceira classe e o título honorário de “Astronauta Heroico”.
A decisão de homenageá-los foi tomada pelo Comitê Central do Partido Comunista da China, pelo Conselho de Estado e pela Comissão Militar Central.
Cai participou de duas missões de voo espacial, a Shenzhou-14 e a Shenzhou-19, e realizou um total de cinco atividades extraveiculares, tornando-se o astronauta com o maior número de saídas extraveiculares na China.
Song realizou três atividades extraveiculares em seu primeiro voo espacial, tornando-se assim o primeiro astronauta do país nascido após 1990 a realizar uma atividade extraveicular.
Wang é a primeira mulher engenheira de voo aeroespacial da China a residir na estação espacial.
A espaçonave tripulada Shenzhou-19 foi lançada em 30 de outubro de 2024 e atracou com o módulo central da estação espacial chinesa Tianhe para formar uma combinação. O trio retornou à Terra em 30 de abril.
Durante sua permanência de seis meses em órbita, a tripulação conduziu três atividades extraveiculares e realizou seis operações de transferência de carga útil dentro e fora da cabine da câmara de compressão.
Eles também concluíram mais de 90 tarefas de construção, atualização e manutenção da estação espacial e realizaram mais de 80 experimentos científicos espaciais e testes de tecnologia.
Durante a missão, a tripulação da Shenzhou-19 estabeleceu um recorde mundial para a mais longa duração de atividade extraveicular realizada por astronautas chineses — nove horas no total.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)