Beijing – Uma ferrovia na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, começará a operar nesta quinta-feira, completando uma linha ferroviária de 2.712 km que circunda o maior deserto chinês, o Taklamakan, anunciou a China State Railway Group Co., Ltd. (China Railway).
A ferrovia de 825 km tem 65% de seu comprimento dentro do deserto e se estende para o leste da cidade de Hotan até o Distrito de Ruoqiang, ao longo da extremidade sul do Taklamakan, o segundo maior deserto de areia do mundo. Sua construção começou em dezembro de 2018.
Cinco pontes que se estendem por 49,7 km elevam a ferrovia para protegê-la contra tempestades de areia, revelou a China Railway.
A abertura da ferrovia permitirá que os trens contornem completamente um deserto pela primeira vez no mundo, destacou a companhia. Ela também facilitará as viagens e a logística das especialidades de Xinjiang, incluindo algodão, nozes, tâmaras e minerais.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)