Beijing – A China iniciou a construção de sua primeira base nacional dedicada a estudar e testar turbinas eólicas offshore na Província de Fujian, no leste da China, de acordo com o Diário de Ciência e Tecnologia, nesta terça-feira.
A base é um dos principais projetos incluídos no 14º Plano Quinquenal do país (2021-2025). Consiste em um centro de testes terrestres e um parque eólico de teste. Suas principais funções incluem a capacidade de realizar testes de solo em tamanho real de turbinas eólicas, simulações de uma rede elétrica complexa com capacidade ultra-grande, testes de carregamento e pesquisa em pás ultralongas.
O centro de testes terrestres está localizado na cidade de Fuqing, na Província de Fujian. O parque eólico de teste está planejado com seis slots de teste de terra e 20 a 40 slots de teste offshore. O primeiro lote de 20 slots de teste offshore está localizado na costa do distrito de Changle, na cidade de Fuzhou.
Após a conclusão, a base terá a capacidade de teste para cobrir as normas mais recentes emitidas pela Comissão Eletrotécnica Internacional e normas relevantes regulamentadas pela China. Também será capaz de testar turbinas eólicas com a maior capacidade do mundo e as pás mais longas do mundo.
A base fornecerá serviços completos em pesquisa científica, teste e verificação, troca de informações e compartilhamento para parceiros da cadeia industrial, incluindo fabricantes de equipamentos de energia eólica offshore, instituições de pesquisa e operadores de parques eólicos.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)