Beijing – O Comando Nacional de Prevenção e Combate às Inundações e Secas elevou nesta quarta-feira sua resposta de emergência para tufões e inundações para o nível III, tendo em vista que o tufão Doksuri deve atingir o sul da China nesta sexta-feira.
Quatro equipes foram enviadas para as províncias de Zhejiang, Fujian, Guangdong e Jiangxi para ajudar nos esforços locais de prevenção contra inundações e tufões, de acordo com a agência.
O país tem um sistema de quatro níveis para resposta de emergência para controle de inundações, sendo o nível I a resposta mais urgente.
O Doksuri deve entrar na parte nordeste do Mar do Sul da China entre a noite de quarta-feira e a manhã de quinta-feira, e atingir a terra firme entre a cidade de Fuqing, na Província de Fujian, e o distrito de Huilai, na Província de Guangdong, de acordo com o órgão.
Prevê-se que o tufão se mova para o interior profundo e siga para norte, o que pode afetar as regiões provinciais como Fujian, Guangdong, Zhejiang, Jiangxi, Anhui, Shandong, Henan, Hebei, Tianjin e Beijing, alertou o Comando, acrescentando que o país enfrenta uma situação grave para lidar com o tufão e as inundações.
Todos os governos locais são obrigados a fazer planos detalhados de resposta a emergências, fortalecer os elos fracos relacionados a desastres geográficos, alagamentos e pequenos reservatórios, chamar de volta os navios e evacuar moradores em áreas perigosas.
O Ministério de Gestão de Emergências informou que otimizou e coordenou as forças de resposta a emergências em diferentes regiões, com mais de 4 mil funcionários e cinco helicópteros de prontidão.
O Centro Meteorológico Nacional emitiu na manhã desta quarta-feira um alerta vermelho para o tufão Doksuri, o aviso mais severo em seu sistema de alerta de quatro níveis, já que o tufão deve trazer vendavais e chuvas fortes para partes do leste e sul do país.
O tufão, observado às 14h de quarta-feira sobre o oceano a cerca de 290 quilômetros ao sul de Eluanbi, no extremo sul de Taiwan, na China, deve se mover para noroeste a uma velocidade de 10 a 15 quilômetros por hora. A velocidade máxima do vento próximo ao centro do mesmo pode atingir níveis de um supertufão de 55 metros por segundo, de acordo com o centro.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)