Beijing – A Sede Estadal de Controle de Inundações e Alívio de Seca ativou a resposta de emergência de nível IV contra o tufão Khanun e enviou uma equipe de trabalho à Província de Zhejiang, no leste da China, para ajudar no combate local contra o sexto tufão do ano.
Os esforços contínuos da China contra inundações e tufões continuam complicados e severos, de acordo com a reunião realizada conjuntamente na quarta-feira pelo escritório da sede e pelo Ministério de Gestão de Emergências.
As inundações na bacia do rio Haihe estão progredindo em direção aos trechos médio e inferior, com pressão considerável sobre cursos d’água e barragens, de acordo com a reunião.
As batalhas em curso serão exacerbadas por uma nova rodada de chuvas, que deve atingir Jilin e Heilongjiang, no nordeste, e o percurso cada vez mais complexo e incerto do Khanun.
Diante dessa situação adversa, a sede e o ministério pediram o máximo de esforços para se preparar para as fortes chuvas no nordeste, acompanhar de perto o desenvolvimento do tufão Khanun e estar bem prepararo.
Zhejiang elevou na quarta-feira sua resposta de emergência do nível IV para o nível III, já que Khanun, que vem na esteira do tufão Doksuri, deve despejar chuva forte na província costeira e provocar ondas de 8 a 10 metros de altura nos próximos dias, de acordo com o serviço meteorológico de Zhejiang.
Às 8h da quarta-feira, o tufão foi observado 610 km a sudeste da cidade de Yuhuan, apresentando força máxima de vento de 16 graus próximo ao centro, disse o serviço meteorológico, acrescentando que é provável que se intensifique à medida que o mesmo prossiga em direção à costa.
As autoridades marítimas de Zhejiang reforçaram as patrulhas de segurança e estão contactando ativamente os navios que se abrigam, aconselhando-os a tomar as precauções necessárias.
O observatório nacional da China renovou na quarta-feira um alerta azul e aconselhou províncias costeiras como Fujian e Zhejiang a fazerem preparativos de emergência para o tufão.
A Sede Estadal de Controle de Inundações e Alívio de Seca também emitiu avisos de trabalho na quarta-feira para as sedes locais de Fujian, Zhejiang e da Bacia do Lago Taihu.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)