China aposta em robôs humanoides como indústria fundamental para impulsionar crescimento econômico

Fórum de cooperação Guangxi-Brasil fortalece diálogo e busca novas oportunidades econômicas e comerciais
Reunião com secretário de Tesouro dos EUA foi cancelada, diz Haddad

China aposta em robôs humanoides como indústria fundamental para impulsionar crescimento econômico

(241025) -- BEIJING, Oct. 25, 2024 (Xinhua) -- A humanoid robot takes selfies with a visitor at the 7th World Voice Expo in Hefei, east China's Anhui Province, Oct. 24, 2024. The 7th World Voice Expo and the iFlytek 1024 Global Developer Festival kicked off here on Thursday. The latest achievements and applications of AI technology will be on display at the four-day event. (Xinhua/Fu Tian)

Beijing – A China está intensificando seu foco nos robôs humanoides como uma indústria fundamental para impulsionar o crescimento econômico e consolidar seu status como pioneira global em inovação, disseram autoridades, especialistas e executivos de empresas na Conferência Mundial de Robôs 2025, citados pelo China Daily.

A Conferência começou na última sexta-feira em Beijing. Mais de 100 produtos robóticos de ponta foram lançados durante o evento, onde multidões entusiasmadas assistiram a robôs humanoides jogando futebol, participando de lutas de boxe e colaborando perfeitamente na fixação de parafusos em automóveis – todos demonstrando boa coordenação.

Wan Gang, presidente da Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia, afirmou que a China dá ênfase estratégica à robótica humanoide como uma indústria voltada para o futuro, considerando seu papel potencialmente essencial em diversos cenários, como manufatura, logística, segurança, serviços domésticos, educação e saúde.

“Essa abordagem focada não apenas pode estimular o consumo, como também gerar novas indústrias, ampliar o emprego, promover a reforma econômica e elevar o bem-estar público”, disse Wan.

Líderes da indústria automotiva e de eletrodomésticos estão expandindo ativamente a pesquisa e desenvolvimentos em robótica, enquanto empresas de inteligência artificial estão correndo para desenvolver grandes modelos de linguagem, ou “cérebros”, para tornar os robôs mais inteligentes, disse Xin Guobin, vice-ministro da Indústria e Informatização.

“Os recursos inovadores do mundo todo estão convergindo para o setor de robótica em um ritmo sem precedentes. Essa onda de inovação representa não apenas um salto tecnológico, mas uma transformação profunda da produtividade”, acrescentou Xin.

A China manteve sua posição como o maior mercado mundial de robôs industriais por 12 anos consecutivos. Além disso, o país foi responsável por dois terços dos pedidos globais de patentes em robótica em 2024, segundo o ministério.

No que diz respeito à produção industrial, a China continua sendo a maior fabricante de robôs do mundo. A produção de robôs industriais saltou de 33 mil unidades em 2015 para 556 mil unidades em 2024, enquanto a produção de robôs de serviço alcançou quase 10,52 milhões de unidades, representando um aumento anual de 34,3%, segundo os dados mais recentes.

“A próspera indústria de robótica da China depende da sinergia da sabedoria científica global e da colaboração estreita nas cadeias de suprimento internacionais. Estamos dispostos a trabalhar com a comunidade internacional para promover um ecossistema aberto, cooperativo e inovador para o setor robótico global”, afirmou Xin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *