Beijing — A China espera melhorar sua Lei de Processo Civil para aumentar a eficiência dos litígios.
Um projeto de emenda foi submetido para revisão na sessão da Comissão Permanente da Assembleia Popular Nacional que começou nesta terça-feira.
A emenda busca melhorar o atual processo contencioso envolvendo pequena quantidade de dinheiro, aumentando sua aplicabilidade e simplificando seu processo, ao mesmo tempo em que garante os direitos e interesses legítimos das partes envolvidas.
Além disso, reconhece a eficácia jurídica igualitária dos litígios online e offline e propõe tornar o serviço online de documentos de litígio uma prática mais comum.
O Supremo Tribunal Popular criará uma plataforma oficial para unificar e regular o serviço online de documentos de litígio por meio de anúncio público, acrescenta.
As propostas incluídas na emenda são formuladas após a análise dos resultados dos programas-piloto, que foram realizados desde 2019 em algumas partes do país, revelou Zhou Qiang, presidente do Supremo Tribunal Popular, ao explicar a emenda.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)