Beijing — O chefe do Legislativo da China, Zhao Leji, se reuniu com Birgir Armannsson, presidente do Parlamento da Islândia, em Beijing nesta sexta-feira, pedindo aprimoramento dos intercâmbios entre órgãos legislativos em todos os níveis.
Zhao, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), disse que desde o estabelecimento dos laços diplomáticos há mais de 50 anos, os dois países desenvolveram relações bilaterais com base nos princípios de igualdade, benefício mútuo e respeito mútuo.
Zhao garantiu que a China está pronta para trabalhar com a Islândia para tornar as relações bilaterais um modelo de coexistência harmoniosa e cooperação de benefício mútuo entre países com diferentes sistemas políticos e tamanhos econômicos.
Observando que a China é o maior parceiro comercial da Islândia na Ásia há 15 anos consecutivos, e que este ano marca o 10º aniversário desde a assinatura de um acordo de livre comércio entre os dois países, Zhao afirmou esperar que os dois lados aprofundem cooperação, expandam o comércio, promovam conjuntamente o desenvolvimento verde, aprofundem a cooperação em energia renovável e outras áreas e ajudem seus respectivos países a alcançar o desenvolvimento verde e de baixo carbono.
A APN da China atribui grande importância aos intercâmbios amistosos com o parlamento da Islândia, exaltou Zhao, pedindo a ambos os lados que fortaleçam os intercâmbios entre órgãos legislativos em todos os níveis, melhorem o compartilhamento de experiências na supervisão legislativa, governança e proteção ambiental, aumentem a confiança mútua e forneçam sólida garantia legal para a cooperação bilateral em diversas áreas.
Armannsson afirmou que a Islândia está disposta a fortalecer os intercâmbios culturais e o aprendizado mútuo com a China. Ele disse que a Islândia espera expandir ainda mais a cooperação bilateral em economia, comércio, energia verde, turismo, mudança climática e assuntos do Ártico.
O parlamento da Islândia está disposto a aprofundar os intercâmbios amistosos com a APN da China e fazer contribuições legislativas positivas para o desenvolvimento das relações bilaterais, acrescentou.
Foto: Shen Hong
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)