Cabul – O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, reuniu-se nesta quarta-feira com o ministro das Relações Exteriores do Afeganistão, Amir Khan Muttaqi.
Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse que, como vizinho e parceiro, a China parabeniza o Afeganistão pelas novas conquistas alcançadas no desenvolvimento nacional.
A China segue uma política de amizade com todo o povo afegão e sempre esteve na vanguarda entre os principais países e países vizinhos no desenvolvimento das relações com o Afeganistão, disse Wang.
Ele observou que a China continuará a apoiar o governo afegão na governança estável, com foco no desenvolvimento, no combate resoluto ao terrorismo, na promoção da boa vizinhança e da amizade e na conquista de uma estabilidade duradoura.
Espera-se que o Afeganistão continue a empenhar todos os esforços para reprimir o Movimento Islâmico do Turquestão Oriental, a fim de remover obstáculos e impulsionar o desenvolvimento das relações bilaterais, disse Wang.
Ele acrescentou que a China está pronta para trabalhar em conjunto com o Afeganistão para promover a amizade, aprofundar a confiança política mútua e fortalecer a cooperação nas áreas de economia, comércio, agricultura, redução da pobreza, conservação da água, conectividade e intercâmbios interpessoais.
Muttaqi expressou gratidão à China por seu valioso apoio ao Afeganistão na oposição à interferência externa e elogiou a importante contribuição da China para a salvaguarda da paz e do desenvolvimento regionais.
A amizade com a China é a pedra angular da política externa do Afeganistão, disse Muttaqi, observando que o Afeganistão atribui grande importância às preocupações de segurança da China e nunca permitirá que ninguém ou qualquer força use o território afegão para se envolver em atividades prejudiciais à China.
O Afeganistão está pronto para fortalecer a cooperação com a China em matéria de segurança e combate ao terrorismo, a fim de salvaguardar conjuntamente a paz e a estabilidade duradouras na região, acrescentou Muttaqi.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)