Nova York – O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, reuniu-se na sexta-feira com o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, por ocasião da 77ª sessão da Assembleia Geral da ONU.
O secretário-geral Guterres apelou para o fortalecimento da cooperação internacional, à medida que o mundo hoje está cheio de mudanças e caos, o que o lado chinês aprecia profundamente, disse Wang.
A China sempre advoga que os grandes países, especialmente os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, devem assumir a liderança no cumprimento do direito internacional, na manutenção da autoridade da ONU, na prática de um verdadeiro multilateralismo e na ajuda aos países em desenvolvimento, indicou ele, acrescentando que é lamentável que certos grandes países, por seu próprio interesse, pratiquem o unilateralismo em nome do multilateralismo e criem pequenos círculos ou clubes em toda parte sob o pretexto de manter as chamadas regras.
A China se manterá firme junto à ONU, apoiando inabalavelmente o papel principal da entidade nos assuntos internacionais e apoiando a organização a desempenhar um papel maior na abordagem dos desafios enfrentados pela paz e segurança, afirmou Wang.
Guterres expressou apreço pelo papel chave que a China tem desempenhando há muito tempo na defesa do multilateralismo e promoção da cooperação internacional e do desenvolvimento sustentável, dizendo que a parceria com a China é um pilar importante para a ONU e o multilateralismo.
Ele disse que os dois lados têm realizado uma cooperação estreita e eficaz e que a ONU apoia a Iniciativa de Desenvolvimento Global (IDG).
Ele parabenizou a China por organizar com sucesso a Reunião Ministerial do Grupo de Amigos da IDG recentemente, acreditando que o evento ajudará a acelerar a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Guterres informou Wang sobre os recentes esforços para promover os embarques de grãos ucranianos e as exportações de fertilizantes da Rússia e expressou profunda preocupação com as dificuldades enfrentadas pelos países em desenvolvimento devido às repercussões da crise ucraniana.
Guterres disse que a ONU toma o desenvolvimento como prioridade e espera fortalecer a cooperação com a China em questões relacionadas com interesse dos países em desenvolvimento, tais como financiamento, respostas às mudanças climáticas, biodiversidade e medidas antipandêmicas.
Wang disse que a China aprecia a mediação ativa e os resultados tangíveis do secretário-geral, acrescentando que a posição principal da China sobre a questão ucraniana é promover conversações de paz e ficar do lado da paz. Ele enfatizou que a China continuará a desempenhar um papel construtivo à sua própria maneira.
Wang enfatizou que o presidente chinês, Xi Jinping, propôs a IDG e a Iniciativa de Segurança Global, que contribuiu com um plano da China para impulsionar a cooperação internacional para o desenvolvimento e ajudar a implementar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e forneceu bens públicos para mitigar o déficit de paz e segurança e lidar conjuntamente com os severos desafios atuais.
Wang disse que a China está disposta a trabalhar em conjunto com a ONU para formar um maior consenso, reunir mais forças e facilitar mais ações, acrescentando que o país continuará a apoiar as várias causas da ONU e assumirá suas devidas responsabilidades.
No mesmo dia, Wang também se reuniu separadamente com o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores tailandês, Don Pramudwinai, e o ministro das Relações Exteriores do Sri Lanka, Mohamed Ali Sabry.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)