Cairo – O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, reuniu-se no Cairo no domingo com o secretário-geral da Liga dos Estados Árabes, Ahmed Aboul Gheit, com ambos os lados expressando a disposição de fortalecer a cooperação prática.
Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse que o importante consenso alcançado entre os líderes chinês e árabes na primeira Cúpula China-Estados Árabes guiou as relações China-Árabes para o melhor período da história.
Ao longo de mais de um ano, ambos os lados fizeram esforços sólidos e vigorosos para implementar os resultados da cúpula, permitiram que a cooperação do Cinturão e Rota abrangesse plenamente os 22 países da Liga Árabe e realizaram o primeiro Fórum de Desenvolvimento da Juventude China-Árabe, bem como os primeiros intercâmbios China-Árabes sobre os direitos humanos, disse ele.
A Liga Árabe tornou-se a primeira organização regional a assinar uma declaração conjunta com a China destinada a implementar ainda mais a Iniciativa de Civilização Global, observou Wang, acrescentando que a China está disposta a trabalhar com o lado árabe para impulsionar novos progressos na cooperação prática China-Árabe.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)