Beijing – O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, teve uma conversa telefônica no sábado com o ministro das Relações Exteriores de Cingapura, Vivian Balakrishnan, a pedido deste último.
Wang disse que o presidente Xi Jinping e o primeiro-ministro Lee Hsien Loong se encontraram offline em Bangcoc após três anos, fornecendo orientação estratégica para relações bilaterais.
Ele observou que, à medida que o mundo entra em um período de turbulência e transição, com fatores crescentes para instabilidade e incerteza regionais, a China e Cingapura fortaleceram a comunicação e a coordenação para enfrentar em conjunto desafios, o que não apenas protegeu seus próprios interesses, mas também se tornou um fator de estabilização importante na região e além.
No final deste ano, devemos revisar a experiência bem-sucedida juntos e continuar a injetar novos ímpetos no desenvolvimento vigoroso de relações bilaterais, disse Wang.
Balakrishnan falou muito das trocas de alto nível entre Cingapura e China e disse que valoriza os importantes resultados de consenso e cooperação entre os dois lados.
A iminente retomada de voos diretos entre Cingapura e Beijing facilitará ainda mais as trocas de pessoal entre os dois lados, observou ele.
Cingapura espera trabalhar com a China para se preparar para o próximo estágio de interações de alto nível e pressionar por um maior desenvolvimento de relações bilaterais, disse ele.
Nos últimos três anos, a China fez conquistas significativas em sua luta contra a pandemia de COVID-19 e fez importantes contribuições para a cooperação internacional contra a COVID-19, disse Balakrishnan.
A China conta com um forte sistema de liderança, forte capacidade de pesquisa e desenvolvimento e um forte sistema de saúde, o que ajudará a China a superar novos desafios e a alcançar a recuperação econômica e social acelerada, disse Balakrishnan, acrescentando que Cingapura está cheia de confiança nisso e está disposta a fortalecer a unidade e a cooperação com a China no espírito da irmandade.
Wang informou Balakrishnan sobre a situação atual na luta da China contra a pandemia, observando que “as pessoas primeiro, a vida primeiro” é a filosofia imutável da governança do Partido Comunista da China e do governo chinês.
O povo chinês resistiu e superou todos os tipos de “ventos fortes e ondas” e certamente vencerá a vitória final na luta contra a pandemia, disse Wang.
A China continuará facilitando as trocas de pessoal com outros países, disse ele, acrescentando que a demanda acumulada combinada com efeitos políticos, entre outros, dará à economia chinesa um impulso poderoso, que será um benefício para a cooperação mutuamente benéfica da China com Cingapura e outros países.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)