Beijing – O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, trocou nesta segunda-feira opiniões sobre os laços bilaterais com o secretário de Estado americano, Antony Blinken, durante uma conversa telefônica.
Wang disse que tanto a China quanto os Estados Unidos são membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e importantes participantes do sistema internacional contemporâneo.
Ante diversos desafios globais e assuntos importantes e prementes de nível regional, os dois países devem coordenar-se e cooperar, correspondendo ao que a comunidade internacional espera, acrescentou Wang.
Por sua parte, Blinken disse que é muito importante para os Estados Unidos e a China manter a comunicação sobre importantes assuntos internacionais e regionais.
Blinken disse que concorda que um objetivo comum para os Estados Unidos e a China é realizar a coexistência pacífica, expressando a esperança de que ambas as partes busquem e realizem a cooperação.
Claro que existem óbvias diferenças entre os dois lados, disse Blinken, acrescentando que estas podem ser resolvidas de maneira gradual e construtiva ao longo do tempo.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)