Túnis – Um Centro de Medicina Tradicional Chinesa foi inaugurado na sexta-feira em Túnis, a capital da Tunísia.
Uma cerimônia foi realizada para marcar o estabelecimento do centro, que está localizado no Hospital Mongi Slim.
O evento contou com a presença do diretor regional de saúde da Província de Túnis, Tarek Ben Nasr, e de uma delegação chinesa chefiada por Gong Jianping, diretor da Comissão de Saúde da província chinesa de Jiangxi.
Ben Nasr disse que “a acupuntura tradicional chinesa é bem recebida aqui na Tunísia, e espero que o centro funcione em melhores condições e se torne um modelo para a promoção da medicina tradicional chinesa em Túnis e em outros lugares”.
Por sua vez, Gong disse que a criação do centro faz parte dos resultados concretos do programa médico e de saúde lançado em uma conferência ministerial do Fórum de Cooperação China-África, que promoverá ainda mais os intercâmbios médicos e a cooperação entre os dois países.
Um total de 27 grupos de equipes médicas com 1.153 membros foram enviados da província chinesa de Jiangxi para o país norte-africano desde 1973, prestando mais de 6 milhões de serviços ambulatoriais à população local, de acordo com Gong.
Durante anos, os médicos chineses prestaram serviços de acupuntura no Mongi Slim Hospital para a população local.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)