

Shenzhen – A BYD, gigante chinesa de veículos de nova energia, lançou sua tecnologia híbrida DM (modo duplo) de quinta geração para veículos elétricos híbridos plug-in com uma autonomia combinada de 2.100 quilômetros.
Com a tecnologia, os veículos híbridos plug-in da BYD podem liderar globalmente em uma série de indicadores chave, alcançando uma eficiência térmica de 46,06%, um consumo de combustível de 2,9 litros por 100 quilômetros, mesmo quando em estado de déficit de eletricidade, e uma autonomia combinada de 2.100 quilômetros, disse o presidente da BYD, Wang Chuanfu, em um evento de lançamento em Xi’an, capital da Província de Shaanxi, no noroeste da China, na noite de terça-feira.
A autonomia foi estabelecida com base em veículos com bateria totalmente carregada e tanque cheio de gasolina. Os veículos equipados com a tecnologia funcionam principalmente com baterias de alta capacidade.
No evento, a BYD também revelou dois modelos de automóveis movidos pela nova tecnologia, o Qin L DM-i e o Seal 06 DM-i, que utilizam apenas um terço do combustível consumido por carros tradicionais e triplicam a autonomia. Os preços variam de 99.800 yuans (cerca de US$ 14.000) a 139.800 yuans.
Wang disse que a BYD está confiante em liderar o desenvolvimento global da tecnologia híbrida plug-in e em promover a transformação verde da indústria automobilística global.
A montadora com sede em Shenzhen tinha vendido um total acumulado de mais de 3,6 milhões de veículos elétricos híbridos plug-in.
Nos primeiros quatro meses de 2024, a produção e as vendas de veículos de nova energia na China subiram para 2.985 milhões e 2,94 milhões de unidades, respectivamente, de acordo com a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis.
Esses números representam um crescimento anual de 30,3% e de 32,3%, respectivamente, disse a associação.
(250809) -- DONGYING, Aug. 9, 2025 (Xinhua) -- A drone photo taken on Aug. 8, 2025 shows a demonstration project for integrated photovoltaic and energy storage in Dongying City, east China's Shandong Province. Dongying City has been actively developing clean energy in recent years. To make the best of idle land at Shengli Oilfield, a demonstration project for integrated photovoltaic and energy storage with a total installed capacity of 300 megawatts was accomplished in May 2025, seen to annually turn out 480 million kilowatt-hours of electricity. (Xinhua/Guo Xulei)