Brasília — O Brasil criou um Programa Nacional de Resgate de Fauna Silvestre para adotar medidas para proteger os animais selvagens ameaçados de extinção nos seis biomas do país, de acordo com o Diário Oficial da União nesta quarta-feira.
Criado por meio de resolução do Ministério do Meio Ambiente, o plano visa reduzir a perda de biodiversidade da fauna silvestre por condições climáticas extremas ou acidentes ambientais causados pela atividade humana, e orientar sobre a destinação adequada de animais silvestres após operações de resgate.
Também prevê a capacitação e educação ambiental do público em geral, embora os atendimentos primários e emergenciais devam ser realizados por médicos veterinários, de acordo com a portaria.
Planos de resposta rápida para catástrofes e acidentes que afetam a vida silvestre foram aprimorados, assim como acordos e parcerias para sua operação.
O programa será executado pela Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, que buscará articular e desenvolver alianças com outros órgãos do governo, o setor privado e a sociedade civil.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)