Shanghai — A Bolsa de Dados de Shanghai foi estabelecida nesta quinta-feira e começou a ser negociada no mesmo dia.
Vinte produtos de dados foram listados no dia de abertura, cobrindo oito categorias, como finanças, transporte e comunicação.
A bolsa de dados, localizada na Nova Área de Pudong, é parte dos esforços para transformar Pudong em uma área pioneira para a modernização socialista. É também uma medida importante para promover a circulação de elementos de dados, o desenvolvimento da economia digital e, ainda, a liberação de dividendos digitais.
Zhang Qi, presidente da bolsa, disse que o sistema de troca de dados digital da bolsa pode garantir a listagem e a negociação em tempo real e garantir que todas as operações sejam rastreáveis.
Até o momento, 100 entidades se inscreveram para a troca de dados, incluindo a State Grid Shanghai Municipal Electric Power Company, a PricewaterhouseCoopers e a UCloud.
O primeiro comitê de especialistas em transações de dados de Shanghai, composto por 31 especialistas nas áreas de conformidade legal, transações financeiras, indústria de dados e segurança de dados, também foi criado na quinta-feira.
O comitê de especialistas supervisionará a operação da comercialização.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)