Pequim – Durante o feriado da “semana dourada”, de 1º a 7 de outubro, Pequim registrou novos recordes tanto em termos de chegadas de turistas como em receita total do turismo.
Dados do Departamento Municipal de Cultura e Turismo de Pequim mostram que, durante o feriado do Dia Nacional, a capital chinesa recebeu 21,6 milhões de visitantes, marcando um aumento anual de 18,35%. Ao mesmo tempo, a cidade registrou uma receita total de turismo de 26,9 bilhões de yuans (US$ 3,8 bilhões), representando um aumento anual de 11,67%.
Como um centro cultural vibrante que abriga locais históricos icônicos, como a Cidade Proibida e a Grande Muralha, uma mistura de tradições antigas e desenvolvimento moderno de Pequim faz a cidade se tornar um destino fascinante para turistas que buscam mergulhar na cultura chinesa.
O Eixo Central de Pequim, um recém-reconhecido Patrimônio Mundial da UNESCO que se estende por 7,8 milhas em seu coração, oferece aos visitantes uma nova perspectiva para explorar a cidade a pé. O interesse turístico em visitar locais ao longo do eixo cresceu significativamente, com as reservas aumentando 69% em relação ao ano passado.
À medida que a estratégia de vitalização rural da China continua avançando, melhores infraestruturas, serviços e uma variedade de atividades coloridas também proporcionaram os passeios suburbanos de curto prazo populares entre os turistas nos últimos anos.
Durante o período de férias, as áreas rurais de Pequim receberam um total de 4,5 milhões de turistas, marcando um aumento anual de 13,6%, com a receita operacional atingindo 602 milhões de yuans, um aumento de 4,5% em relação ao período anterior ao feriado do Dia Nacional.
Além disso, durante o feriado de uma semana, as instituições culturais públicas de Pequim organizaram um total de 855 atividades, incluindo exposições, palestras culturais, atividades de leitura, treinamento artístico e experiências de patrimônio cultural imaterial, atraindo 446.900 participantes. Um total de 2.071 apresentações comerciais foram realizadas, 14% acima do número do mesmo período do ano anterior.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)