Beijing, 16 set – A nave espacial Shenzhou-12 concluiu os testes de circunavegação e acoplamento radial às 13h38 (horário de Beijing) nesta quinta-feira, e os três astronautas iniciarão sua viagem para casa.
Os testes verificaram com sucesso a tecnologia de acoplamento radial, estabelecendo uma importante base técnica para as seguintes missões tripuladas, de acordo com a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, em inglês).
A espaçonave retornará como planejado. Os três astronautas Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo começarão sua viagem de volta para casa, depois de residir e trabalhar no módulo central da estação espacial Tianhe por 90 dias, a mais longa estadia no espaço por astronautas chineses, informou a CMSA.
A Shenzhou-12 se desacoplou da Tianhe às 08h56 na manhã de quinta-feira.
Os três astronautas chineses foram enviados ao espaço a bordo da nave espacial Shenzhou-12 e entraram na Tianhe no dia 17 de junho. A tripulação realizou atividades extraveiculares em dois momentos durante os últimos 90 dias.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)