Por Roberto Dores
«Diário do SUL»
Perante a afluência de turismo que está prevista para o Alentejo nos próximos meses, a Direção Regional de Cultura dá prioridade à “segurança” para quem queira visitar monumentos, museus e palácios abertos ao público. Um guia de boas práticas cruza recomendações das autoridades de saúde com instituições especializadas na área da cultura e do património.
“Temos um guia de recomendação de limpeza de sítios patrimoniais, uma situação que também nos preocupa muito”, adianta a diretora regional, Ana Paula Amendoeira, alertando, por exemplo, para os produtos que devem ser utilizados, bem como a “forma de limpar, com higienização e desinfeção”, para evitar eventuais impactos negativos na conservação do património, sobretudo, religioso.
Nesse sentido a Direção Regional de Cultura do Alentejo criou um guia de “tratamento e limpeza de património integrado e património religioso”, acrescenta Ana Paula Amendoeira, que está ser divulgado para todas as paróquias e dioceses. “Pretendemos criar um sistema que permita às pessoas visitarem os monumentos, museus e palácios da região em segurança, seguindo as restrições que temos”, sublinha a mesma responsável.
A diretora regional acredita que se todas as recomendações forem respeitadas para responder a afluência de visitantes que se perspetiva este verão para o Alentejo – como consequência do reduzido número de infetados por covid-19 face a outras regiões do país – será possível proporcionar uma “oferta cultural satisfatória que garanta uma experiência turística de grande qualidade, permitindo que o nosso património seja visitado de forma livre e tranquila”, diz.
Foto: Antonio Cotrim/LUSA
Recorde-se que todos os monumentos sob a alçada da Direção Regional de Cultura do Alentejo reabriram ao público a 18 de maio – Dia dos Museus – assinalando a segunda fase do desconfinamento, enquanto a maioria dos equipamentos culturais afetos aos municípios tinham a abertura de portas prevista para a terceira fase do levantamento de restrições.
“Também fizemos um guia de boas práticas para todas as entidades que têm equipamentos culturais, que é um cruzamento de recomendações de segurança da Direção Geral de Saúde e das instituições especializadas na área da cultura, dos museus e património”, revela Ana Paula Amendoeira
A diretora destaca ainda a criação da “sinalética STOP covid-19” para todos os equipamentos culturais e monumentos, no sentido de “informar e sensibilizar” os visitantes para o que são “as obrigações e a forma como as pessoas se devem comportar dentro de museus, palácios e monumentos abertos ao público.
Recorde-se que o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, já avançou que este verão que bate à porta deverá refletir a “chancela” da segurança sanitária vincada em tempos de pandemia.”Há, de facto, muitas reservas para o Alentejo, numa altura em que o turismo vai procurar a calma e tranquilidade, longe dos grandes aglomerados”, atestou em declarações ao Diário do Sul, avançando que a procura começou junto do designado turismo em espaço rural, vindo a estender-se à hotelaria que também logrou conquistar clientes.
Contudo, o presidente da ERT ressalva que não deverão ser alcançados números de dormidas já registados em anos anteriores, até porque, recorde-se, as taxas de ocupação não podem ser iguais, face às restrições anti-covid-19 impostas pela Direção Geral de Saúde.
“Mas vai ser uma retoma interessante em relação ao turismo nacional”, garante, perante o previsível aumento da taxa de permanência média. “A noção que temos é que o turista, em vez de reservar duas noites ou uma noite e depois fazer o circuito por vários concelhos, dormindo uma noite em Évora, outra em Mértola e outra no Litoral, vai ficar seis ou sete noites na mesma unidade”, diz.
(240607) -- BEIJING, June 7, 2024 (Xinhua) -- Tourists ride horses in Habahe County of Altay, northwest China's Xinjiang Uygur Autonomous Region, June 4, 2024. According to the statistics of local authorities, Altay received 4.15 million tourist trips in May, which generated 3.65 billion yuan (about 504 million U.S. dollars) in tourism revenue, up 60.81 percent and 88.25 percent year-on-year respectively. (Xinhua/Aman)