Beijing, 21 set – O presidente chinês, Xi Jinping, propôs nesta terça-feira uma Iniciativa de Desenvolvimento Global para dirigir o desenvolvimento global a uma nova fase de crescimento equilibrado, coordenado e inclusivo diante dos choques severos da COVID-19.
“Nós devemos revitalizar a economia e buscar um desenvolvimento global mais forte, mais verde e mais equilibrado”, disse Xi em sua declaração proferida por vídeo no debate geral da 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU.
Para promover o desenvolvimento global, Xi pediu que se permaneça comprometido com o desenvolvimento como prioridade.
Ele propôs que o mundo deve colocar o desenvolvimento acima de tudo na agenda de macropolítica global, fortalecer a coordenação política entre as principais economias e garantir a continuidade, a consistência e a sustentabilidade das políticas.
“Precisamos promover parcerias de desenvolvimento globais mais iguais e equilibradas, criar maior sinergia entre os processos multilaterais de cooperação para o desenvolvimento e acelerar a implementação da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável”, disse Xi.
Xi enfatizou permanecer comprometido com uma abordagem centrada nas pessoas. “Devemos proteger e melhorar a vida das pessoas, proteger e promover os direitos humanos através do desenvolvimento”, disse ele.
Xi pediu que se permaneça comprometido com benefícios para todos e que se tenha preocupação com as necessidades especiais dos países em desenvolvimento.
Ele também destacou a importância do desenvolvimento orientado à inovação e a harmonia entre o homem e a natureza.
A China se esforçará para atingir o pico das emissões de dióxido de carbono antes de 2030 e alcançará a neutralidade de carbono antes de 2060, disse Xi, acrescentando que isso requer um enorme trabalho duro e que “faremos todos os esforços para cumprir essas metas”.
Ele também disse que a China intensificará o apoio a outros países em desenvolvimento no desenvolvimento de energia verde e de baixo carbono e que não construirá novos projetos de eletricidade a carvão no exterior.
Xi pediu que se permaneça comprometido com ações orientadas a resultados e que se construa uma comunidade global de desenvolvimento com um futuro compartilhado.
O mundo precisa aumentar o investimento no desenvolvimento, avançar em uma cooperação com base em prioridade no alívio da pobreza, segurança alimentar, resposta à COVID-19 e vacinas, financiamento do desenvolvimento, mudanças climáticas e desenvolvimento verde, industrialização, economia digital e conectividade, entre outras áreas, e acelerar a implementação da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, disse ele.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)