Tianjin, 26 jul – A China apresentou duas listas aos Estados Unidos durante as conversações em Tianjin, uma das quais é a Lista de Infrações dos EUA que Devem Parar e a outra é a Lista de Importantes Casos Específicos com que a China Tem Preocupações, disse nesta segunda-feira o vice-ministro das Relações Exteriores, Xie Feng.
Xie fez os comentários em uma coletiva de imprensa após conversas com a vice-secretária de Estado dos EUA, Wendy Sherman, que está em uma visita à cidade portuária de Tianjin, no norte da China, de 25 a 26 de julho.
Na Lista de Infrações dos EUA que Devem Parar, a China exortou os Estados Unidos a revogar incondicionalmente as restrições de visto para membros do Partido Comunista da China (PCC) e suas famílias, revogar as sanções aos líderes chineses, funcionários e agências governamentais e remover as restrições de visto sobre estudantes chineses.
A China também pediu aos Estados Unidos que parem de suprimir as empresas chinesas, parem de assediar os estudantes chineses, parem de suprimir os Institutos Confúcio, revoguem o registro dos meios de comunicação chineses como “agentes estrangeiros” ou “missões estrangeiras” e revoguem o pedido de extradição de Meng Wanzhou.
Em outra lista, a China expressou sérias preocupações aos Estados Unidos em alguns casos individuais importantes, incluindo a rejeição de pedidos de visto de alguns estudantes chineses, cidadãos chineses recebendo tratamento injusto nos Estados Unidos, missões diplomáticas e consulares chinesas sendo assediadas e atacadas por perpetradores nos Estados Unidos, crescente sentimento antiasiático e anti-China e cidadãos chineses sofrendo ataques violentos.
A China exortou os Estados Unidos a resolver esses casos o mais rápido possível e sinceramente respeitar e proteger os legítimos interesses dos cidadãos e instituições chinesas nos Estados Unidos.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)