Shanghai – O número de lojas de reembolso de impostos em Shanghai, no leste da China, quase duplicou no último passado, graças a medidas alfandegárias convenientes que também impulsionaram um aumento significativo nas vendas, de acordo com a Alfândega de Shanghai e a comissão municipal de comércio.
Até o final de agosto deste ano, o número de lojas de reembolso de impostos em Shanghai aumentou de 777 no final do ano passado para mais de 1.530, cobrindo todos os 16 distritos da cidade. As vendas de mercadorias de reembolso de impostos nos primeiros oito meses do ano tiveram um aumento de mais de 80% em termos anuais.
A Alfândega de Shanghai introduziu recentemente medidas convenientes para viajantes estrangeiros, ou seja, “embalagem e codificação” e “autoverificação”.
Com essas medidas, as lojas de reembolso de impostos devem realizar a embalagem de mercadorias de reembolso de impostos de acordo com as preferências dos viajantes, colocando o formulário de solicitação de reembolso de impostos e as mercadorias correspondentes em compartimentos separados de uma sacola de embalagem. Quando os viajantes saem do país, a alfândega local pode escanear o código QR no formulário de solicitação de reembolso de impostos para verificar rapidamente as mercadorias em apenas alguns segundos. Os viajantes estrangeiros também podem usar máquinas de autoverificação para enviar documentos relevantes para a alfândega.
Shanghai foi uma das primeiras cidades da China a testar reembolsos de impostos para viajantes estrangeiros. Em 2024, as vendas de mercadorias de reembolso de impostos na cidade atingiram 2,37 bilhões de yuans (US$ 333 milhões), representando um aumento de 86,6% em relação ao ano anterior e respondendo por aproximadamente 48% do total na China.