Beijing – A aeronave AG600M desenvolvida pela China, um modelo de combate a incêndios pertencente à família de aeronaves anfíbias de grande porte AG600, concluiu seus testes de voo em clima frio, de acordo com a Aviation Industry Corporation of China (AVIC), principal fabricante de aeronaves do país.
Dois aviões anfíbios de grande porte AG600M concluíram a missão de teste de voo em clima frio em um aeroporto no distrito de Hailar, em Hulunbuir, na Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China, segundo a AVIC.
Com duração de cerca de duas semanas, essa rodada de testes de voo foi realizada em um ambiente frio, com temperaturas variando de 20 graus Celsius negativos a 40 graus Celsius negativos, o que representou um cenário desafiador para avaliar o desempenho da aeronave sob baixas temperaturas, condições de geada e de congelamento.
Os testes de voo em clima frio verificaram as funções e o desempenho dos principais sistemas da aeronave AG600M em ambientes frios, como energia, combustível, controle de voo e aviônicos, afirmou o desenvolvedor, acrescentando que os testes também avaliaram a capacidade de manutenção da aeronave em baixa temperatura.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)