Beijing (Xinhua) – O 54º e penúltimo satélite do Sistema de Satélites de Navegação BeiDou (BDS) começou a operar em rede após a conclusão de testes em órbita e avaliações de acesso à rede, de acordo com um comunicado do Escritório de Gestão do Sistema de Navegação de Satélite da China.
O satélite, lançado do Centro de Lançamento Xichang em 9 de março, é um satélite geoestacionário de órbita terrestre do sistema BDS-3. Ele foi desenvolvido pela Academia Chinesa de Tecnologia Espacial.
O satélite oferecerá aos usuários serviços de posicionamento, navegação e clima, e ajudará a melhorar a robustez do sistema, disse o escritório.
O Centro Chinês de Controle de Satélites de Xi’an, na Província de Shaanxi, noroeste da China, fornece suporte de manutenção para o satélite em órbita, disseram fontes do centro.
O BDS é um sistema de navegação global desenvolvido e operado de forma independente da China. Ele será totalmente concluído em junho com o lançamento do seu último satélite, o 55º da família BeiDou.
Tanto o satélite quanto o foguete portador foram enviados para o local de lançamento, e os preparativos para o próximo lançamento estão em andamento.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)