Shanghai – As Zonas de Livre Comércio (ZLCs) se tornaram pioneiras para a reforma e a abertura da China, afirmou um funcionário do Ministério do Comércio nesta quarta-feira, em um fórum.
Desde o estabelecimento da primeira ZLC piloto, em Shanghai, em 2013, 21 ZLCs foram estabelecidas em todo o país. Além disso, 302 inovações institucionais foram cultivadas nessas áreas e promovidas em todo o país, informou Guo Tingting, vice-ministra do Comércio.
“Na última década, essas áreas contribuíram com 18% do volume de investimento estrangeiro e comércio exterior do país, com menos de quatro milésimos da área terrestre do país”, acrescentou Guo.
No futuro, as ZLCs-piloto alinharão ainda mais suas políticas com regras econômicas e comerciais internacionais de alto padrão, promoverão a abertura institucional e melhorarão o acesso ao mercado.
Além disso, nas ZLCs-piloto, serão feitos esforços para fortalecer a integração das reformas em diferentes áreas e explorar maneiras de construir clusters industriais modernos com suas próprias características, destacou Guo.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)