Beijing, 23 out (Xinhua) — Onze grandes zonas de alta tecnologia na China estabeleceram em conjunto uma rede colaborativa para promover a inovação na indústria de inteligência artificial (IA) do país, informou o China Science Daily.
Uma conferência sobre o estabelecimento desta rede, realizada no início desta semana em Pequim, detalhou que a rede recém-fundada possui 11 grandes zonas de alta tecnologia em todo o país, incluindo Zhongguancun, de Pequim, também apelidada de “Vale do Silício” da China, e as cidades de Xangai, Nanjing, Suzhou, Hangzhou, Hefei, Qingdao, Wuhan, Shenzhen, Chengdu e Xi’an, de acordo com a reportagem publicada na terça-feira.
Wu Jiaxi, vice-diretor do departamento de planejamento do Ministério da Indústria e Informatização, expressou esperança de que uma rede de inovação colaborativa cultive um terreno fértil para a inovação em IA na China – por meio de uma abordagem aberta e inclusiva.
As zonas de alta tecnologia são as principais operadoras e os principais centros de desenvolvimento de IA na China e se desenvolveram uma força significativa na inovação de IA, disse Wu.
Ele também enfatizou a importância de construir uma comunidade para inovação e desenvolvimento de IA por meio de benefícios compartilhados, bem como aprofundar o layout da indústria doméstica de IA por meio de um modelo orientado para a inovação.
Durante a conferência, os participantes da rede anunciaram a Iniciativa Zhongguancun, que visa acelerar o desenvolvimento de tecnologias de IA em áreas como chips, algoritmos e modelos.
A Iniciativa Zhongguancun também busca estabelecer um sistema abrangente de serviços de inovação e empreendedorismo para toda a cadeia da indústria de IA, e construir mecanismos para o intercâmbio de tecnologia, indústria, capital e talento.
A Iniciativa incentiva o estabelecimento de plataformas abertas de IA para maximizar o compartilhamento de conquistas de desenvolvimento de IA e buscar a participação ativa de zonas de alta tecnologia na formulação de padrões internacionais e nacionais.
Além disso, a Iniciativa enfatiza a importância de fortalecer a segurança de dados e a proteção da privacidade, bem como fornecer supervisão regular e serviços regulatórios para empresas de plataformas de IA, para garantir a rastreabilidade e confiabilidade das tecnologias de IA.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)