(250529) -- NYINGCHI, May 29, 2025 (Xinhua) -- An aerial drone photo taken on May 28, 2025 shows a view of Basum Tso, a lake in Nyingchi, southwest China's Xizang Autonomous Region. This lake nestled among snow-covered mountains is noted for limpid water and diversified vegetation, and has been a tremendous tourist attraction during the summer. (Xinhua/Jigme Dorje)
Lhasa – A qualidade ecoambiental da Região Autônoma de Xizang, no sudoeste da China, permanece estável e continua a melhorar, e Xizang ainda está entre as áreas com a melhor qualidade ambiental do mundo, de acordo com um relatório oficial divulgado na quinta-feira.
Em 2024, a qualidade do ar e da água em Xizang permaneceu excelente, e a região estabeleceu seis estações de monitoramento de qualidade ecológica de nível nacional, de acordo com um relatório anual emitido pelo departamento regional de ecologia e meio ambiente.
Xizang possui 97 reservas naturais, cobrindo uma área total de 434 mil quilômetros quadrados, e abriga 246 espécies de vida selvagem sob proteção nacional. Notavelmente, mais de 80% das populações globais de antílopes tibetanos, iaques selvagens e grous de pescoço preto passam o inverno na região.
De acordo com Luo Kaituo, funcionário do departamento regional de ecologia e meio ambiente, Xizang completou 1,06 milhão de mu (70.667 hectares) de reflorestamento em 2024.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)