Beijing (Xinhua) – Com o mundo assolado por graves desafios como uma pandemia violenta, recessão contínua, aumento do isolacionismo e aumento do hegemonismo, uma série de reuniões recentes de alto nível da ONU representam as tentativas mais recentes do mundo para buscar um caminho adiante para a humanidade.
Em vários discursos proferidos na plataforma internacional mais importante, o presidente chinês Xi Jinping expôs sua abordagem para tratar dos problemas fundamentais da época e sua visão sobre a união de todas as nações que compartilham o planeta para construir um futuro compartilhado ainda melhor.
“A paz e o desenvolvimento continuam a ser a tendência dos tempos, e as pessoas de todos os lugares anseiam ainda mais fortemente pela paz, desenvolvimento e cooperação de benefício mútuo”, disse Xi no debate geral da 75ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU). “A COVID-19 não será a última crise que a humanidade vai enfrentar, por isso devemos dar as mãos e estar preparados para enfrentar ainda mais os desafios globais.”
O líder chinês uniu o mundo com um plano e uma visão de como trabalhar, disse Stephen Perry, presidente do Clube do Grupo 48 da Grã-Bretanha. “Ele é um farol de esperança em um momento sombrio do planeta. Espero que ele possa trazer outros líderes nacionais com ele e se concentrar em fazer o mundo funcionar corretamente.”
MULTILATERALISMO COMO PRINCÍPIO FUNDAMENTAL
Em um momento histórico ocorrido há 75 anos, as Nações Unidas, o epítome do multilateralismo, foram estabelecidas após o flagelo de duas guerras mundiais para manter a paz duradoura e promover o desenvolvimento comum.
“Hoje, enfrentamos nosso próprio momento de 1945”, disse o secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, na abertura da 75ª AGNU, alertando sobre um novo impasse, já que o sistema multilateral, a base para a globalização e a integração, está exposto a grandes riscos e desafios, como retirada de tratados e práticas militares e econômicas de bullying.
Observando que os últimos 75 anos foram um período de rápido desenvolvimento do multilateralismo, Xi enfatizou na reunião de alto nível para comemorar o 75º aniversário das Nações Unidas que “os assuntos internacionais devem ser tratados por meio de consultas entre todos nós”.
“Os problemas que o mundo enfrenta são grandes e muitos, e os desafios globais estão aumentando”, disse o presidente chinês. “Eles devem e só podem ser resolvidos por meio do diálogo e da cooperação.”