Urumqi – A escavação do túnel Tianshan Shengli, o mais longo túnel da via expressa do mundo, foi concluída na manhã desta segunda-feira, abrindo caminho para a abertura de um novo atalho ligando as partes sul e norte da Região Autônoma Uigur de Xinjiang, na China.
O túnel de 22,13 milhas reduzirá o tempo de viagem de carro pela seção central das Montanhas Tianshan de várias horas para cerca de 20 minutos quando estiver em operação.
É um projeto importante da Via Expressa Urumqi-Yuli, que vai da capital regional de Urumqi, no norte de Xinjiang, até o distrito de Yuli, no sul de Xinjiang. A via expressa deve ser totalmente concluída e aberta ao tráfego em 2025. O tempo de viagem de carro entre as duas localidades será limitado de sete para três horas.
Qadir Abliz, um motorista de caminhão de Urumqi que faz viagens regulares entre o norte e o sul das Montanhas Tianshan, disse que as estradas sinuosas da montanha congelavam no inverno com frequência, e muitos caminhões transportando carvão, produtos agrícolas e produtos pecuários ficaram presos no caminho.
“Não há mais necessidade de se preocupar com tais situações quando o túnel for inaugurado no ano que vem”, disse ele.
A construção do túnel começou em abril de 2020 e enfrentou desafios como frio extremo, altitudes elevadas, alto estresse no solo, forte atividade sísmica e requisitos ambientais rigorosos, de acordo com Mao Jinbo, engenheiro do projeto.
As montanhas Tianshan são conhecidas como um “museu geológico”, revelando inúmeras zonas de falhas, 16 das quais o túnel atravessa. Seu poço de ventilação n.º 2 abrange uma profundidade de 706 metros – mais alto que a Torre de Xangai, o edifício mais alto da China.
Para lidar com os enormes desafios, os construtores dividiram a construção em segmentos menores e mais gerenciáveis, permitindo uma escavação mais rápida. Como resultado, o tempo de construção original foi encurtado em mais de 25%.
Para minimizar o impacto ambiental na Geleira n.º1 de Tianshan e habitats do leopardo-das-neves, foram instalações previstas no local para conter águas residuais e utilizar totalmente o cascalho, ajudando o projeto a atingir as principais metas de proteção ambiental.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)