Xi troca congratulações com presidente maltês pelo 50º aniversário dos laços diplomáticos

Chefe do Executivo da RAEM promete mais esforços para se integrar ao desenvolvimento nacional no Ano do Tigre
Autoridades turísticas da China enfatizam medidas rigorosas anti-COVID para feriado seguro

Xi troca congratulações com presidente maltês pelo 50º aniversário dos laços diplomáticos

Foto de arquivo mostra uma visitante aprendendo a fazer decorações da Festa da Primavera durante uma exibição no Centro Cultural da China em Malta em 17 de janeiro de 2020. (Foto por Jonathan Borg/Xinhua)

Beijing, 31 jan – O presidente chinês, Xi Jinping, trocou na segunda-feira felicitações com o presidente maltês, George Vella, pelo 50º aniversário do estabelecimento dos laços diplomáticos China-Malta.

Em sua mensagem, Xi apontou que ao longo do último meio século, independentemente das mudanças na situação internacional, a China e Malta sempre desfrutaram de uma coexistência amigável e ajudaram uma à outra, e apoiaram-se firmemente em questões relativas aos respectivos interesses essenciais e grandes preocupações.

Agora, os dois países ostentam uma relação cada vez mais próxima e realizam uma luta conjunta eficaz contra a pandemia de COVID-19, o que demonstra plenamente o profundo vínculo entre os povos chinês e maltês, disse Xi.

Xi disse que está pronto para trabalhar com Vella para aproveitar o 50º aniversário como uma oportunidade para aprofundar a amizade tradicional, expandir a cooperação bilateral e multilateral e pressionar por mais resultados nas relações China-Malta em benefício das duas nações.

Por sua vez, Vella disse que nos últimos 50 anos as relações Malta-China têm se desenvolvido em alto nível o tempo todo e deram resultados frutíferos, trazendo benefícios para as pessoas de ambos os países.

Malta continuará apoiando a União Europeia (UE) a fortalecer a cooperação com a China e injetar nova vitalidade nas relações tradicionais amistosas entre os dois países, disse ele.

No mesmo dia, o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, também trocou mensagens de congratulações com seu homólogo maltês, Robert Abela.

Li disse que a China está pronta para trabalhar com Malta para aproveitar o 50º aniversário como um novo ponto de partida para consolidar a confiança política mútua, aprofundar a cooperação de benefício mútuo e melhorar o intercâmbio entre pessoas, a fim de elevar as relações bilaterais para novos níveis.

Por sua vez, Abela disse que Malta continuará a desempenhar um papel construtivo na UE, comprometendo-se a manter a estabilidade, promover a cooperação e lutar por progressos substanciais e maior desenvolvimento das relações amigáveis Malta-China.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *