Xi se reúne com presidente do partido Rússia Unida, Medvedev

Produção de recuperação terciária de petróleo do campo petrolífero de Daqing, na China, atinge recorde
Principal leitura de poluição atmosférica de Beijing atinge o nível mais baixo desde 2013

Xi se reúne com presidente do partido Rússia Unida, Medvedev

Xinhua/Liu Weibing

Beijing – Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente chinês, reuniu-se nesta quarta-feira com o presidente do partido Rússia Unida, Dmitry Medvedev, que visitou a China a convite do PCCh.

Ao solicitar que Medvedev transmita respeitosas saudações e melhores votos ao presidente russo, Vladimir Putin, Xi disse que o 20º Congresso Nacional do PCCh estabeleceu as tarefas centrais de construir um grande país socialista moderno em todos os aspectos e promover a revitalização da nação chinesa em todas as frentes através de um caminho chinês para a modernização.

A China tem plena confiança para seguir um caminho chinês para a modernização e oferecer mais oportunidades para a paz e a prosperidade mundiais, manifestou Xi.

Xi acrescentou que os intercâmbios institucionalizados entre o PCCh e o partido Rússia Unida a longo prazo se tornaram um canal e uma plataforma únicos para os dois países consolidarem a confiança política mútua, promoverem a cooperação mutuamente benéfica e demonstrarem coordenação estratégica. Xi afirmou que esses aspectos apoiam o desenvolvimento constante dos laços bilaterais na nova era.

Observando que os atuais intercâmbios entre os dois partidos entraram na terceira década, Xi assinalou que os dois partidos continuarão a ter diálogos aprofundados sobre experiências de governança, sinergiar estratégias de desenvolvimento e promover a cooperação internacional e multilateral entre os partidos políticos. Xi apontou que eles podem aprender um com o outro na construção de partidos no poder e contribuir com sabedoria e força para aprofundar a coordenação estratégica abrangente China-Rússia.

Na última década, as relações China-Rússia resistiram ao teste das mudanças internacionais e mantiveram um desenvolvimento sólido, estável e de alto nível, observou Xi. Ele acrescentou que o desenvolvimento da parceria estratégica abrangente de coordenação China-Rússia para uma nova era é uma escolha estratégica de longo prazo de ambos os lados com base em suas respectivas condições nacionais.

A China está pronta para trabalhar com a Rússia para impulsionar as relações China-Rússia na nova era e tornar a governança global mais justa e equitativa, ressaltou Xi.

Em relação à crise na Ucrânia, a China decide sua posição e política com base nos méritos do assunto em questão, defende a objetividade e a justiça e promove ativamente as negociações de paz, explicou Xi. Espera-se que as partes relevantes permaneçam racionais e exerçam moderação, realizem um diálogo abrangente e abordem as preocupações conjuntas de segurança por meios políticos, acrescentou.

Medvedev entregou a Xi uma carta de Putin, transmitindo as saudações amigáveis e os melhores votos deste último a Xi. Ele também estendeu calorosas felicitações pela reeleição de Xi como secretário-geral do Comitê Central do PCCh e pelos resultados do 20º Congresso Nacional do PCCh.

Medvedev observou que um maior desenvolvimento da China sob a liderança do PCCh beneficia 1,4 bilhão de chineses e é extremamente significativo para o resto do mundo. Medvedev disse acreditar que as decisões e providências tomadas pelo 20º Congresso Nacional do PCCh serão efetivamente implementadas.

Medvedev disse que a cooperação entre o partido Rússia Unida e o PCCh é uma parte vital das relações Rússia-China. Ele acrescentou que, nos últimos anos, as relações entre os dois partidos mantiveram um desenvolvimento de alto nível, e que os dois lados realizaram extensos intercâmbios e cooperação.

Medvedev enfatizou que o partido Rússia Unida está disposto a fortalecer o intercâmbio de experiências de governança nacional com o PCC e implementar o consenso entre os dois chefes de Estado, acrescentando que promoverá ativamente a cooperação bilateral nos setores de economia, comércio, energia e agricultura, resistirá conjuntamente a várias pressões externas e medidas injustas e promoverá um maior desenvolvimento da parceria estratégica abrangente de coordenação Rússia-China.

Medvedev disse que há razões para a crise ucraniana e que ela é muito complicada. A Rússia está disposta a resolver os problemas através de conversações de paz.

As duas partes trocaram igualmente pontos de vista sobre outras questões internacionais e regionais de interesse comum.

O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e outros funcionários participaram da reunião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *