Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se com representantes de comunidades empresariais, estratégicas e acadêmicas norte-americanas nesta quarta-feira em Beijing.
“O sucesso da China e dos Estados Unidos é uma oportunidade um para o outro. Enquanto ambos os lados se tratarem como parceiros com respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação mutuamente benéfica, as relações China-EUA vão melhorar”, disse Xi.
“A economia da China é saudável e sustentável”, assinalou Xi, observando que a taxa de crescimento da China foi uma das mais rápidas entre as principais economias no ano passado.
Xi frisou que a China está planejando e implementando uma série de medidas importantes para aprofundar de forma abrangente a reforma, promover um ambiente de negócios de classe mundial que seja orientado para o mercado, baseado na lei e internacionalizado, e proporcionar um espaço de desenvolvimento mais amplo para empresas internacionais, incluindo as norte-americanas.
Xi pediu aos Estados Unidos que trabalhem com a China na mesma direção, estabeleçam uma percepção estratégica correta e lidem adequadamente com questões sensíveis para manter o impulso para que as relações bilaterais se estabilizem a partir de uma espiral descendente.
Os participantes incluíram Evan Greenberg, presidente do Comitê Nacional de Relações EUA-China; Stephen Schwarzman, presidente e CEO do Blackstone Group; Cristiano Amon, presidente e CEO da Qualcomm; Graham Allison, reitor fundador da Escola de Governo John F. Kennedy da Universidade de Harvard; e Craig Allen, presidente do Conselho Empresarial EUA-China.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)