Beijing, 20 ago – O presidente chinês, Xi Jinping, encorajou chefes veteranos do Partido em aldeias fronteiriças na Província de Yunnan, no sudoeste da China, a desempenharem papéis exemplares ao liderarem os aldeões a construírem uma bela casa, manterem a unidade étnica e salvaguardarem o território.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, fez as observações nesta quinta-feira em uma carta respondendo a 10 chefes veteranos do Partido em nove aldeias fronteiriças do distrito autônomo da etnia Wa de Cangyuan.
Xi disse que estava muito feliz em ouvir que a campanha de alívio da pobreza do país trouxe mudanças profundas para os locais, e revelou que ele podia sentir a fé e a confiança do povo Wa no Partido e no país.
Em sua carta, Xi apontou que eliminar a pobreza é um passo vital para uma vida melhor para o povo, e pediu esforços contínuos para revitalizar as áreas rurais, impulsionar o desenvolvimento nas regiões fronteiriças para beneficiar as pessoas que vivem lá, buscar a prosperidade comum de todos os grupos étnicos e promover a prosperidade e a estabilidade nas áreas fronteiriças.
Cangyuan, o distrito com a maior população étnica Wa, fez progressos notáveis na melhoria do bem-estar das pessoas desde o 18º Congresso Nacional do PCC em 2012. Os moradores agora têm melhor acesso a moradias seguras, água potável, serviços médicos e educação.
Até o final de 2019, todas as mais de 40 mil pessoas empobrecidas das 67 aldeias do distrito haviam se livrado da situação.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)