Beijing — O presidente chinês, Xi Jinping, pediu no domingo que a comunidade internacional tome ações concretas para abordar as mudanças climáticas e os problemas energéticos.
Xi fez as declarações ao pronunciar um discurso na 16ª Cúpula dos Líderes do G20 através de videoconferência em Beijing.
A mudança climática e os problemas energéticos são os proeminentes desafios globais na atualidade, que afetam os interesses comuns da comunidade internacional e o futuro da Terra, disse Xi.
A disposição e motivação da comunidade internacional para trabalhar conjuntamente para enfrentar os desafios continuam crescendo, e a chave é tomar ações concretas, disse.
Ele pediu que o mundo adote políticas abrangentes e equilibradas, e equilibre a proteção do meio-ambiental e o desenvolvimento econômico, assim como aborde a mudança climática e proteja o bem-estar da população. As principais economias devem fortalecer a cooperação nesta área, acrescentou.
Xi pediu pela implementação plena e efetiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e do Acordo de Paris, a defesa do papel da ONU como canal principal, a adesão ao princípio de responsabilidades comuns mas diferenciadas, a obediência ao direito internacional e a orientação pela ação.
Também destacou a importância de tomar ações mais fortes e melhorar a cooperação.
O presidente chinês também pediu que os países desenvolvidos aumentem seu apoio aos países em desenvolvimento e afirmou que os membros do G20 devem tomar a iniciativa na promoção e aplicação de tecnologias avançadas, e que os países desenvolvidos devem cumprir seriamente seus compromissos com os países em desenvolvimento no fornecimento de fundos para lhes ajudar a enfrentar a mudança climática.
Nos últimos 15 anos, a redução da intensidade das emissões de carbono da China superou em grande medida os objetivos de ação climática de 2020, disse Xi.
Xi sublinhou que a China publicará sucessivamente planos de implementação e medidas de apoio para as principais áreas e indústrias para atingir o pico de carbono, e estabelecerá o quadro de política “1+N” para o pico de carbono e a neutralidade de carbono.
A China continuará promovendo a transformação e a atualização das estruturas energéticas e industriais, impulsionando a pesquisa, o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias ecológicas e baixas em carbono, apoiando as localidades, indústrias e empresas qualificadas a assumirem a liderança na obtenção do pico das emissões de carbono, e dando contribuições aos esforços globais para abordar a mudança climática e promover a transformação energética, disse Xi.
Na atualidade, a propagação da pandemia da COVID-19 causou múltiplas crises, disse Xi, acrescentando que os êxitos de desenvolvimento alcançados pela comunidade internacional ao longo dos anos foram seriamente erodidos, e os países em desenvolvimento estão enfrentando impactos e desafios sem precedentes.
Uma vez mais, a pandemia mostra que todos os países, com uma alta interdependência e a convergência de interesses, constituem uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, sublinhou Xi, assinalando que promover o desenvolvimento sustentável nos países em desenvolvimento beneficiará os povos de países pertinentes, e também afetará o futuro e o destino da humanidade e da Terra.
A China propôs recentemente a Iniciativa de Desenvolvimento Global e pediu que a comunidade internacional acelere a implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e promova um desenvolvimento global mais forte, ecológico e saudável, disse Xi, acrescentando que o G20 devem construir consensos e fortalecer ações a respeito.
Xi enfatizou a importância de se priorizar o desenvolvimento e atuar na filosofia centrada nas pessoas. Ele pediu que todas as partes considerem a melhoria do bem-estar da população e a realização do desenvolvimento humano abrangente ponto de partida e objetivo final, e coloquem a cooperação em desenvolvimento em uma posição mais proeminente na coordenação de macropolíticas globais e na agenda do G20, e se esforcem para abordar problemas como pobreza e desenvolvimento desequilibrado.
Ele pediu que o G20 esteja orientado pela ação e impulsione a cooperação pragmática. Todas as partes devem contribuir mais com o desenvolvimento, se importar com as necessidades dos países em desenvolvimento, e fortalecer a cooperação em áreas chave, tais como o alívio da pobreza, a segurança alimentar, a industrialização e a conectividade, indicou Xi.
A China realizou com sucesso a Conferência Internacional sobre Perda e Desperdício de Alimentos em setembro deste ano, e está disposta a oferecer mais sabedoria e soluções chinesas através da plataforma do G20, acrescentou Xi.
O G20 deve procurar o benefício mútuo e construir parcerias, disse Xi, acrescentando que todas as partes devem apoiar a ONU a desempenhar um papel de coordenação, aprofundar a parceria global para o desenvolvimento e construir uma comunidade global de futuro compartilhado para o desenvolvimento. Os países desenvolvidos devem cumprir seriamente seus compromissos com a assistência ao desenvolvimento e o fornecimento de mais recursos aos países em desenvolvimento.
A Iniciativa de Desenvolvimento Global proposta pela China criará uma maior sinergia com a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de promover conjuntamente o desenvolvimento mundial, acrescentou Xi.
A cúpula adotou a declaração de líderes.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)