Beijing — O presidente chinês, Xi Jinping, pediu nesta quinta-feira à região Ásia-Pacífico que enfrente a responsabilidade dos tempos, esteja no controle e se esforce para cumprir o objetivo de construir uma comunidade Ásia-Pacífico com um futuro compartilhado.
Xi fez as observações ao fazer um discurso na Cúpula de CEO da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico por meio de vídeo.
No momento, a COVID-19 ainda está devastando o mundo, e a jornada à recuperação econômica global continua difícil e tortuosa, disse Xi.
Ele instou a região a fazer todos os esforços para combater a COVID-19. “Neste momento difícil, é ainda mais importante que sejamos confiantes, mantenhamos a mão firme no leme e avancemos com determinação”, disse Xi.
Xi pediu abertura e cooperação na região da Ásia-Pacífico. “Todos nós devemos ser de mente ampla, seguir a tendência subjacente dos tempos e expandir proativamente a abertura.”
A região da Ásia-Pacífico deve “avançar na liberalização e facilitação do comércio e dos investimentos, manter as cadeias industriais e de suprimentos estáveis e funcionando e promover a circulação ordenada de recursos e insumos para impulsionar a recuperação econômica e alcançar o desenvolvimento interconectado”, disse ele.
Ao pedir à região para ter uma visão no futuro e avançar, Xi enfatizou que a região da Ásia-Pacífico não pode e não deve recair na confrontação e divisão da era da Guerra Fria.
Em termos de transição verde, ele instou a região a seguir o princípio de responsabilidades comuns, mas diferenciadas, e cumprir o que foi acordado no Acordo de Paris sobre mudanças climáticas e na 15ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica.
“Trabalhando juntos, todos nós podemos embarcar em um caminho de desenvolvimento verde, de baixo carbono e sustentável”, destacou Xi.
Falando sobre a inovação, Xi pediu esforços para acelerar a inovação científica e tecnológica e a inovação institucional, promover a comercialização dos avanços científicos e tecnológicos e fomentar novos impulsionadores de crescimento.
“Precisamos ampliar a cooperação entre as economias membros da Ásia-Pacífico sobre inovação científica e tecnológica e promover um ambiente aberto, justo, equitativo e não discriminatório para o desenvolvimento da ciência e tecnologia”, sugeriu Xi.
A China alcançou o objetivo de construir plenamente uma sociedade moderadamente próspera dentro do prazo estabelecido, garantiu um sucesso histórico na erradicação da pobreza absoluta e embarcou em uma nova jornada rumo à construção plena de um país socialista moderno. “Isso criará maiores oportunidades para nossa região”, assinalou Xi.
Ele prometeu que a China permanecerá firme no avanço da reforma e abertura, de modo a dar impulso ao desenvolvimento econômico na Ásia-Pacífico.
A China está comprometida em construir um sistema de mercado de alto padrão e trabalhará para fazer novos progressos na reforma das áreas importantes e dos elos-chave. O país buscará uma abertura institucional de alto padrão e continuará a melhorar seu ambiente de negócios, ressaltou Xi.
O país trabalhará para consolidar a base para o desenvolvimento de longo prazo da economia chinesa e apoiar melhor as empresas da Ásia-Pacífico e do mundo inteiro em investir e operar na China, disse Xi.
Ele ressaltou que a China avançará na transição verde em todas as frentes e fará sua devida contribuição para impulsionar a conservação ecológica na Ásia-Pacífico e além.
“A China atingirá um equilíbrio entre a transição de baixo carbono e a garantia das necessidades de vida de seu povo, e entre o desenvolvimento e a redução de carbono, e alcançará o pico de carbono e a neutralidade de carbono dentro do prazo estabelecido”, garantiu Xi.
Ele ressaltou que a China permanecerá comprometida em promover a cooperação ganha-ganha e contribuirá para o desenvolvimento econômico da Ásia-Pacífico.
A China continuará a praticar o verdadeiro multilateralismo, tomar parte ativa na governança econômica global e promover a construção de uma economia mundial aberta, acrescentou Xi.
A China também injetará impulso na recuperação econômica e no desenvolvimento sustentável da região Ásia-Pacífico, e se esforçará para construir uma comunidade global de desenvolvimento com um futuro compartilhado, observou.
(250405) -- BEIJING, April 5, 2025 (Xinhua) -- This photo taken on April 5, 2025 shows a dawn view of the Mutianyu section of the Great Wall in Beijing, capital of China. Mutianyu and Jiankou sections of the Great Wall are popular destinations among mountain hikers and photographers. As spring comes, miles of tree blossoms add a touch of tenderness to the majestic Great Wall. (Xinhua/Chen Yehua)
(250218) -- NAGQU, Feb. 18, 2025 (Xinhua) -- A server makes milk tea at a Tibetan-style teahouse in Seni District of Nagqu, southwest China's Xizang Autonomous Region, Feb. 13, 2025. Covering an area of around 1,200 square meters, the Tibetan-style teahouse presents customers with both Tibetan delicacies and immersive experiences of folklore culture. Themed over 3,000 pieces of traditional Tibetan folk artifacts, the teahouse offers a lens through which people can learn about the northern Xizang nomadic culture. (Xinhua/Jigme Dorje)