Urumqi – O presidente chinês, Xi Jinping, pediu neste sábado para se abraçar firmemente o posicionamento estratégico de Xinjiang junto à situação nacional em geral e a construir melhor uma bela Xinjiang no processo de prossecução da modernização chinesa.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, fez as declarações quando foi informado em Urumqi sobre o trabalho do comitê do Partido e do governo da Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, bem como do Xinjiang Production and Construction Corps.
Ele exigiu esforços completos, meticulosos, concretos e sustentados para desenvolver uma bela Xinjiang que seja unida, harmoniosa, próspera e culturalmente avançada, com ecossistemas saudáveis e pessoas vivendo e trabalhando em contentamento, no processo de busca da modernização chinesa.
Xi estava em Xinjiang depois de retornar à China da 15ª Cúpula do BRICS e de uma visita de Estado à África do Sul.
Reconhecendo as conquistas de Xinjiang em vários aspectos, Xi disse que o trabalho relacionado com Xinjiang é de especial importância no trabalho do Partido e do país, e diz respeito à tarefa geral de transformar a China num país socialista moderno e forte em todos os aspectos e promover a revitalização da nação chinesa.
Devem ser feitos esforços não apenas para resolver os problemas proeminentes que atualmente restringem o desenvolvimento e a estabilidade de Xinjiang, mas também para fazer arranjos de longo prazo para promover o trabalho fundamental, básico e de longo prazo para a prosperidade e estabilidade duradouras na região, disse ele.
A manutenção da estabilidade social é uma prioridade máxima, disse Xi, pedindo esforços para coordenar o trabalho de manutenção da estabilidade e avanço do desenvolvimento, os dois aspectos que são promovidos mutuamente. Ele também apelou a esforços para melhorar o Estado de direito, a fim de construir uma base jurídica sólida para uma estabilidade duradoura.
O mecanismo para prevenir e neutralizar os principais riscos e perigos potenciais deve ser melhorado, disse Xi, acrescentando que a luta contra o terrorismo e o separatismo deve ser integrada com um trabalho constante e baseado na lei para manter a estabilidade.
Forjar um forte sentido de comunidade para a nação chinesa é o foco do trabalho do PCCh em assuntos étnicos na nova era e todo o trabalho em áreas com grandes populações de minorias étnicas, disse Xi.
Ele disse que a educação sobre o chinês falado e escrito padrão deve ser realizada com determinação para aumentar a consciência e a capacidade das pessoas de usá-lo.
Xi salientou também a importância de reforçar a proteção e a utilização de relíquias e patrimônio cultural para ajudar as autoridades e o público a desenvolver uma compreensão precisa do Estado, da etnia, da história e das religiões.
Xi pediu uma melhor educação sobre a civilização moderna e a ciência entre os jovens e adolescentes a fim de encorajá-los a se envolverem na vida moderna. Ele enfatizou o avanço da nova urbanização centrada nas pessoas e a promoção de intercâmbios e interações entre todos os grupos étnicos.
Xi disse que Xinjiang deve tomar a iniciativa de aproveitar novas oportunidades decorrentes do esforço da nação para criar um novo padrão de desenvolvimento, promover o desenvolvimento de alta qualidade e impulsionar a modernização chinesa.
Xinjiang deve promover a inovação na ciência e na tecnologia, promover e desenvolver indústrias com vantagens únicas e desenvolver ativamente as indústrias emergentes. Devem ser feitos esforços para acelerar a construção de um sistema industrial moderno que reflita as características e os pontos fortes de Xinjiang e ajudar Xinjiang a avançar no caminho do desenvolvimento de alta qualidade, disse ele.
Para alcançar a estabilidade social e o desenvolvimento de alta qualidade em Xinjiang, a tarefa mais árdua está nas áreas rurais, disse Xi, enfatizando o trabalho para consolidar e aproveitar as conquistas da redução da pobreza e promover a revitalização rural.
Ele pediu mais cooperação industrial e intercâmbio de pessoal entre Xinjiang e o resto do país, e incentivou as pessoas de Xinjiang a trabalharem fora da região e as pessoas de outras partes do país a iniciarem negócios e viverem em Xinjiang.
Com vantagens geográficas únicas, Xinjiang deve acelerar a construção para se tornar a porta de entrada da abertura da China para o oeste, disse Xi.
Xi pediu aos membros e funcionários do Partido que permanecessem envolvidos com as pessoas e suas comunidades. Ele disse que as organizações do Partido ao nível primário devem ser fortalecidas para conhecer as preocupações do povo e responder atempadamente às suas dificuldades e problemas.
Ele enfatizou a necessidade de contar melhor as histórias de Xinjiang na nova era através de múltiplos canais para mostrar uma Xinjiang aberta e confiante, ao mesmo tempo que refuta declarações falsas e nefastas dirigidas a Xinjiang.
Xinjiang se abrirá mais amplamente ao turismo e incentivará turistas nacionais e estrangeiros a viajarem pela região, disse ele.
Xi enfatizou a defesa da liderança geral do Partido e o fortalecimento da construção do Partido em Xinjiang. Ele sublinhou a importância de defender resolutamente a autoridade do Comitê Central do Partido e a sua liderança centralizada e unificada.
Cai Qi, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh e membro do Secretariado do Comitê Central do PCCh, participou do briefing.
(250405) -- BEIJING, April 5, 2025 (Xinhua) -- This photo taken on April 5, 2025 shows a dawn view of the Mutianyu section of the Great Wall in Beijing, capital of China. Mutianyu and Jiankou sections of the Great Wall are popular destinations among mountain hikers and photographers. As spring comes, miles of tree blossoms add a touch of tenderness to the majestic Great Wall. (Xinhua/Chen Yehua)
(250218) -- NAGQU, Feb. 18, 2025 (Xinhua) -- A server makes milk tea at a Tibetan-style teahouse in Seni District of Nagqu, southwest China's Xizang Autonomous Region, Feb. 13, 2025. Covering an area of around 1,200 square meters, the Tibetan-style teahouse presents customers with both Tibetan delicacies and immersive experiences of folklore culture. Themed over 3,000 pieces of traditional Tibetan folk artifacts, the teahouse offers a lens through which people can learn about the northern Xizang nomadic culture. (Xinhua/Jigme Dorje)