Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, disse nesta quarta-feira que a China está pronta para promover as relações com a Austrália com base no respeito mútuo e nos princípios de ganho mútuo.
Xi trocou felicitações com o governador-geral australiano, David Hurley, e o primeiro-ministro, Anthony Albanese, para comemorar o 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países.
Nas mensagens, Xi disse que desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e a Austrália, há 50 anos, a cooperação prática em vários campos alcançou resultados frutíferos, trazendo benefícios tangíveis para os povos dos dois países.
O desenvolvimento saudável e estável das relações entre a China e a Austrália, ambos países importantes na região da Ásia-Pacífico, não é apenas do interesse fundamental de seus povos, mas também é propício à promoção da paz, estabilidade e prosperidade da região e do mundo, acrescentou ele.
Xi disse que atribui grande importância ao desenvolvimento das relações China-Austrália e está pronto a trabalhar com o lado australiano para aproveitar o 50º aniversário das relações diplomáticas como uma oportunidade, aderir ao respeito mútuo, princípios de ganho mútuo, promover o desenvolvimento sustentável de parceria estratégica abrangente China-Austrália e continua a trazer benefícios para as duas nações.
Esta decisão histórica de 50 anos atrás abriu caminho para o desenvolvimento das relações bilaterais, trazendo crescimento e oportunidades para ambos os países, disse Hurley, acrescentando que olhando para o futuro, a Austrália permanece comprometida com um relacionamento estável e construtivo com a China, guiado pelo respeito mútuo e benefício recíproco e alinhado com sua parceria estratégica abrangente.
No mesmo dia, o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, e Albanese também trocaram mensagens de parabéns.
Em sua mensagem, Li expressou sua esperança de que a China e a Austrália aproveitem o 50º aniversário do estabelecimento de seus laços diplomáticos para aprofundar os intercâmbios e a cooperação em diversas áreas, promover conjuntamente o desenvolvimento sustentado, saudável e estável das relações China-Austrália para trazer mais benefícios para seus povos.
Por sua parte, Albanese disse que se necessitaram coragem e visão para o então governo do Partido Trabalhista, sob o então primeiro-ministro Gough Whitlam, em 1972, decidir estabelecer relações diplomáticas com a República Popular da China, acrescentando que a decisão acertada abriu o caminho para uma forte relação duradoura e mutuamente benéfica entre os dois países.
Albanese frisou que acredita firmemente que uma relação estável Austrália-China é do interesse de ambos os países e que espera continuar a trabalhar com a China para desenvolver ainda mais sua parceria estratégica abrangente com base no respeito e benefício mútuos.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)