Moscou – O presidente chinês, Xi Jinping, disse nesta quinta-feira que a China e a Rússia devem tomar uma posição clara e coordenar de forma abrangente para fazer novas e maiores contribuições à promoção do desenvolvimento e revitalização dos dois países e à salvaguarda da equidade e justiça internacionais.
Xi fez as declarações quando ele e o presidente russo, Vladimir Putin, reuniram-se com a imprensa após suas conversas no Kremlin em Moscou.
Diante das mudanças do mundo, dos tempos e do significado histórico, a China e a Rússia devem manter uma compreensão firme da direção do desenvolvimento dos laços bilaterais e da tendência geral do desenvolvimento da sociedade humana, disse Xi.
Observando que suas conversas com Putin foram profundas, cordiais e frutíferas, Xi afirmou que ele e Putin alcançaram muitos novos consensos importantes, assinaram uma declaração conjunta sobre o aprofundamento da parceria de coordenação estratégica abrangente China-Rússia para uma nova era e testemunharam a troca de diversos documentos de cooperação bilateral, que injetaram um novo ímpeto no desenvolvimento das relações China-Rússia.
Xi disse que esta é sua 11ª visita à Rússia, o país que ele mais visitou desde que se tornou presidente da República Popular da China. Nesta sexta-feira, ele participará das comemorações que marcam o 80º aniversário da vitória da Grande Guerra Patriótica da União Soviética, sua segunda vez participando deste grande evento de comemoração em dez anos.
Xi disse que a última década testemunhou grandes turbulências e transformações na situação internacional, bem como um grande salto nos laços China-Rússia. Os dois países testemunharam conjuntamente a contínua consolidação e aprofundamento da confiança política mútua e a melhoria contínua da cooperação em vários campos.
Xi disse que a China e a Rússia devem manter uma amizade de longa data de geração em geração e permanecer verdadeiros amigos forjados através de provações e tribulações. Oitenta anos atrás, diante da agressão brutal do militarismo e do nazismo, os povos chinês e russo permaneceram unidos, lutando lado a lado contra um inimigo comum e escrevendo um capítulo notável e heroico na história, disse.
A grande amizade forjada entre os dois povos através das provações da guerra e do derramamento de sangue estabeleceu uma base sólida para o desenvolvimento de alto nível das relações bilaterais, disse Xi, acrescentando que os dois países devem aprofundar a confiança política mútua, melhorar a coordenação estratégica e promover os laços bilaterais em direção a um futuro mais maduro e resiliente.
Xi disse que os dois países devem defender o benefício mútuo e a cooperação mutuamente benéfica, além de serem bons parceiros que se ajudam mutuamente a prosperar.
Desde a superação de dificuldades para entregar suprimentos urgentemente necessários uma a outra durante a Segunda Guerra Mundial, até os atuais volumes recordes de comércio bilateral, o “trem de alta velocidade” da cooperação mutuamente benéfica China-Rússia fez uma jornada extraordinária por montanhas e vales, superando desafios e obstáculos, afirmou.
A China e a Rússia devem continuar a aprofundar a cooperação prática em várias áreas e solidificar a base material para sua coordenação estratégica abrangente, trazer mais benefícios aos povos de ambos os países e dar um impulso mais forte ao desenvolvimento global, afirmou.
Xi observou que os dois países devem salvaguardar a equidade e a justiça e defender a ordem internacional. A China e a Rússia, como principais teatros de operação da Ásia e da Europa na Segunda Guerra Mundial, fizeram contribuições decisivas para a vitória da Guerra Mundial Antifascista e estabeleceram uma base sólida para o estabelecimento da ordem internacional pós-guerra, disse ele.
Como forças em prol da estabilidade, do progresso e do desenvolvimento na comunidade internacional, a China e a Rússia devem continuar firmemente unidas, salvaguardar resolutamente o sistema internacional centrado na ONU e a ordem internacional sustentada pelo direito internacional, e promover continuamente um mundo multipolar igualitário e ordenado, afirmou Xi.
A China e a Rússia devem manter a solidariedade e a assistência mútua e atuar como forças líderes na governança global, observou Xi, enfatizando que o futuro do mundo deve ser decidido por todos os países juntos, e os frutos do desenvolvimento global devem ser compartilhados por todos.
Como grandes países e principais economias de mercado emergentes, a China e a Rússia assumem a nobre missão de promover a governança global em direção a maior equidade e justiça, e os dois lados devem melhorar a coordenação dentro de plataformas multilaterais como a ONU, a Organização de Cooperação de Shanghai e o BRICS, permanecer comprometidos com o verdadeiro multilateralismo, orientar a governança global na direção certa e promover uma globalização econômica universalmente benéfica e inclusiva, afirmou.
Xi enfatizou que, diante de uma situação internacional turbulenta e complexa, a China e a Rússia devem defender firmemente o espírito de boa vizinhança e amizade bilaterais duradouras, coordenação estratégica abrangente e cooperação mutuamente benéfica.
Os dois países devem se unir para superar desafios, elevar de forma abrangente o nível, o escopo e a resiliência das relações China-Rússia, injetar maior estabilidade na paz e na segurança mundiais e fornecer um impulso mais forte para o desenvolvimento e a prosperidade globais, afirmou Xi.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)